Sem categoria

Presidente do Sudão aceita separação do sul

O presidente do Sudão, Omar al Bashir, aceitou nesta segunda-feira (7) a decisão do sul de separar-se do norte, antes de serem revelados os resultados definitivos do referendo, que deu a vitória aos separatistas.

"Hoje recebemos esses resultados (preliminares) e os aceitamos e saudamos, porque representam a vontade dos cidadãos do sul", afirmou al Bashir em um comunicado diuvulgado pela televisão pública do país.

Segundo manifestou o presidente no texto, "estamos comprometidos com os vínculos entre o norte e o sul e com boas relações baseadas na cooperação".

Os dados publicados no website da Comissão do Referendo no Sul do Sudão, indicam que 98,83% dos quase quatro milhões de votantes optou pela separação.

Os resultados foram confirmados na tarde desta segunda em Cartum, capital do país.

Os líderes do sul do Sudão avaliam construir uma nova capital após a separação, porque Juba, o atual centro da região, carece de infraestrutura e espaço para novas instalações.

"Foi formada uma comissão para procurar um lugar mais apropriado para uma capital (…) porque há muitas coisas que Juba não possui em termos de serviços", informaram fontes separatistas.

Com informações da Prensa Latina