Sem categoria

Coreias resolvem continuar conversas em busca de acordo

Coronéis das duas Coreias decidiram, nesta terça-feira (8), continuar no dia seguinte (quarta) sua reunião de trabalho na zona fronteiriça de Panmunjom, na busca de um acordo para reduzir as tensões na península, informou a agência local Yonhap.

O coronel sul-coreano Moon Sang-gyun e o norte-coreano Ri San-kwon, dois veteranos neste tipo de negociação, realizaram nesta terça-feira o que foi o primeiro encontro de responsáveis dos dois países, desde seu enfrentamento com disparos de artilharia, em 23 de novembro na zona da ilha sul-coreana de Yeonpyeong.

O encontro, o primeiro de caráter militar desde setembro, foi concluído na última hora da tarde, depois de se prolongar mais que o previsto, e será retomado na quarta-feira às 10h do horário local (23h do horário de Brasília), o mesmo horário que começou nesta terça-feira.

Seu objetivo é fixar a agenda, lugar e data de uma reunião de Defesa de maior nível a fim de tratar assuntos pendentes e melhorar as más relações entre Seul e Pyongyang. "Ambas as partes tentam recortar diferenças sobre a agenda e os procedimentos para conversas militares do mais alto nível, tais como o nível dos representantes e a data", informou o porta-voz do Ministério sul-coreano de Defesa, Kim Min-seok.

A reunião do mais alto nível poderia ser protagonizada pelos ministros da Defesa das duas Coreias, algo que não se ocorre desde 2007.

A situação na península coreana se agravou novamente depois do dia 23 de novembro, quando a Coreia do Norte respondeu a disparos contra suas águas jurisdicionais feitos pelo país vizinho, deixando um saldo de quatro mortos e vários feridos na Coreia do Sul.

Desde o início de 2011 a Coreia do Norte solicitou em várias ocasiões criar um diálogo para reduzir a tensão com a Coreia do Sul e reativar projetos econômicos conjuntos e a ajuda humanitária, enquanto Seul reivindica a Pyongyang concessões sobre seu programa nuclear.

Com EFE