Sem categoria

Coreias retomam diálogo após meses de tensão

Representantes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul encontram-se nesta terça-feira (8) na primeira série de contatos após meses de tensão. As discussões sobre temas militares, que vão ocorrer em Panmunjom (localidade situada na fornteira entre os dois países), têm por objetivo preparar um encontro de alto nível e que poderá juntar os dois ministros da Defesa.

O porta-voz dessa pasta, Kim Min-seok, explicou à imprensa que as respectivas delegações estarão comandadas por coronéis. A reunião responde a uma proposta da Coreia Norte, que tinha o objetivo de sustentar conversas militares de alto nível. O local, a data e a agenda desses contatos devem ser decididos no encontro desta terça. Caso realizem-se, estas reuniões serão as primeiras desde setembro passado.

Pyongyang propôs, no dia 20 de janeiro, que fossem realizadas conversas a fim de reduzir as tensões na península, agravadas em 23 de novembro do ano passado, quando o país do Norte respondeu a disparos contra suas águas jurisdicionais feitos pelo Sul, com saldo de quatro mortos e vários feridos.

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) qualificou a troca de fogo como provocação instigada pelos Estados Unidos, e sua reação como um ato de defesa. A esse incidente seguiram-se várias manobras militares por parte da Coreia do Sul, uma delas com participação de forças do Pentágono, que incluía o porta-aviões nuclear George Washington, o que aumentou os atritos.

Com agências