Sem categoria

Brasil e Argentina discutem agenda comum para reunião do G-20

Os ministros da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, e da Argentina, Amado Boudou, se reuniram hoje em São Paulo para discutir uma agenda de interesse comum dos dois países na reunião do G-20, que ocorre em Paris na próxima semana.

Segundo Mantega, Brasil e Argentina devem se posicionar contra a proposta da França de estabelecer um controle sobre os preços das commodities. “Somos grandes exportadores e, portanto, temos posições semelhantes quanto ao que não se deve fazer a esse respeito”, disse o ministro brasileiro.

“Vamos adotar uma posição conjunta na reunião do G-20. Vamos adotar uma defesa forte e fechada para manutenção do atual mercado”, acrescentou o ministro argentino.

Mantega explicou que os preços das commodities estão em alta por causa do dólar baixo. “As causas para essa elevação estão muito bem detectadas. Se tem alguma coisa a ser feita nesse campo, é estimular o aumento da produção, e não inibir.”

O ministro brasileiro disse ainda que foram discutidas outras estratégias para a reunião do G-20, mas não seriam anunciadas para evitar que os ministros dos outros países se preparassem para rebater as propostas.

Além disso, também esteve na pauta do encontro a possibilidade de aumentar o comércio em moeda local e também ampliar a parceria na emissão de moeda.

Mantega comentou que os dois países passam por um bom momento, com as economias crescendo a um ritmo satisfatório e superior à dos países desenvolvidos. “Para continuar assim é importante a parceria que temos na área do comércio, com volume de negócios de R$ 32 bilhões.

Fonte: Valor