Convênio com Prosamim vai garantir mais esporte para a população

O Programa Social dos Igarapés de Manaus (Prosamim) firma convênio de fortalecimento institucional com o Subcomando de Ações Defesa Civil (Subcomadec-AM) e com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel), amanhã. A assinatura do termo acontece às 10 horas da manhã, na Av. Humaitá, 183, Bairro Cachoeirinha, Edifício Celso Haddad, 5o andar. No total foram investidos, até agora, mais de R$ 13,5 milhões.

“O Programa viabiliza a aquisição de equipamentos e capacitação de recursos humanos para parceiros estratégicos visando o fortalecimento institucional dos mesmos, que passam a ter responsabilidades em operações onde tenham investimentos realizados pelo Prosamim. Isso com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Amazonas,”, explica o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Prosamim, Frank Lima.

Desporto Comunitário
O convênio com a SEJEL vai ajudar a ampliar e desenvolver o acompanhamento das atividades esportivas, recreativas e de lazer nas áreas do Prosamim; trabalhar na manutenção das quadras e áreas esportivas que, com o tempo, estão sendo degradadas e depredadas ficando com muito lixo, mato, grades quebradas, pinturas desgastadas, equipamentos quebrados e má iluminação.Esta última inviabiliza a prática esportiva no horário noturno e possibilita, ainda, o consumo de drogas ilícitas.

O convênio com o Prosamim também vai viabilizar investimento em recursos humanos, equipamentos desportivos; de informática; e veículos para apoiar a estruturação de um setor responsável pelo monitoramento das atividades esportivas no perímetro do Prosamim.
Os equipamentos para prática de esporte, que serão adquiridos, vão ser utilizados como academias ao ar livre, com o intuito de oferecer alternativas para as pessoas que praticam atividades físicas.

Também serão adquiridas duas estações de musculação, que serão colocadas em áreas próximas ao Prosamim. Com elas os usuários poderão elaborar uma série completa e altamente funcional de treinamento, com excelente rendimento.

A partir do Plano de Fortalecimento Institucional (PFI) do Prosamim a SEJEL entende ser importante incluir as áreas do Programa como núcleos dos projetos desportivos já desenvolvidos pela secretaria, visando promover e estimular a prática esportiva com auxílio profissional.

Atualmente as atividades realizadas pela SEJEL, no Prosamim, têm a participação da própria comunidade, que ajuda no desporto comunitário nas áreas de risco, democratizando o acesso à prática desportiva e promovendo a integração social e a melhoria da qualidade de vida. Elas acontecem, diariamente, do período da manhã até a madrugada.

De Manaus,
assessoria da Sejel