Garra Metalúrgica da CTB lança Boletim informativo

A Garra Metalúrgica é uma corrente formada por operários ligados a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) que tem como objetivo resgatar ao Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco o espírito de referência das lutas sindicais. Atualmente se encontra na oposição a atual direção sindical.

Neste mês a Garra está lançando um boletim informativo, com quatro páginas, que aborda primeiramente o desejo de mudança a partir da saída da direção atual que tem causado revolta na categoria por não conseguir reunir os trabalhadores para defender a melhoria das condições de trabalho, o aumento real de salários e o direito à organização dentro das fábricas.

As condições precárias em que trabalham os metalúrgicos do Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo Portuário de Suape também são levantadas. Seguindo de total desrespeito que vai desde o descrédito dos salários à exposição indiscriminada a riscos de acidentes, ludibriando os direitos básicos dos trabalhadores. São vários tipos de arbitrariedades que desvalorizam a mão de obra pernambucana e põe em risco a própria vida dos metalúrgicos, realidade totalmente inversa ao cenário de desenvolvimento em que o Estado de enquadra.

Em participação especial, o deputado estadual Luciano Siqueira escreve um artigo sobre o ciclo de oportunidades que Pernambuco está vivendo, só comparável ao antigo ciclo do açúcar que deu liderança da economia brasileira entre os séculos XVI e XVII. Com a diferença de que agora o vetor principal dessa transformação é a indústria de ponta. O que ocasiona um novo momento para os movimentos populares, a classe operária e os sindicalistas. Ele ainda enfatiza o desafio de continuar avançando junto com a nova presidente Dilma Rousseff e com o governador Eduardo Campos.

Diante do otimismo que o Brasil e Pernambuco têm vivido, o boletim traz essencialmente a preocupação em ter uma entidade sindical combativa e o desejo urgente de mudança de direção, por isso, a importância de os metalúrgicos se ligarem ao sindicato, participando de reuniões e mobilizações, não se esquecendo de estar antenado com a real situação da Entidade.

Do Recife,
Elaine de Paula