Sem categoria

Jorge Mautner comemora 70 anos com show em SP

Para marcar seus 70 anos recém-completados, o cantor, compositor e escritor Jorge Mautner se apresenta nesta quinta-feira (17), a partir das 23h, no Studio SP, no Centro de São Paulo. No repertório, estarão as canções que compôs com Nelson Jacobina, como o clássico “Maracatu Atômico” e sucessos como “Vampiro”, “Olhar Bestial”, “Sapo Cururu”, “Homem Bomba”, “Manjar de Reis” e “Eu Não Peço Desculpa”, gravado em dueto com Caetano Veloso.

Filho de mãe iugoslava e católica e pai judeu austríaco, o carioca Jorge Mautner escreve vários livros emblemáticos e polêmicos, como a “Mitologia do Kaos”, se aproxima de Caetano Veloso e Gilberto Gil durante o exílio em Londres, e se torna um nome ativo na luta contra a ditadura militar no Brasil, participando, em 1973, do “Banquete dos Mendigos”, show-manifesto idealizado e dirigido por Jards Macalé, para comemorar os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Algo mais direto é impossível.

Dizendo frases emblemáticas como “Ou o mundo se Brasilifica ou virará nazista” e “Jesus de Nazaré com os tambores do candomblé”, Jorge Mautner apresentará também canções do CD “Revirão”, que será relançado ainda em 2011 e conta com a parceria com Gilberto Gil, “Os Pais”.

Um dos momentos mais aguardados é aquele em que interpreta cenas relativas à morte, em meio à canção “Morre-se assim”, que trata de crimes, terror e drogas. Tudo termina em clima de festa, com a marchinha “Hino do Carnaval Brasileiro”, de Lamartine Babo. A abertura fica por conta de Marcio Tucunduva, que teve o seu mais recente CD, “Antimoderno”.

Serviço:
70 anos de Jorge Mautner
Quinta-feira (17/2), às 23h.
Studio SP – Rua Augusta, 591. Centro