Comitiva pluripartidária negocia metrô para a Capital

O líder do PCdoB na Assembleia gaúcha, Raul Carrion, está confiante com o metrô para Porto Alegre.

reuniaometro - divulgação/edison castêncio

O líder do PCdoB na Assembleia gaúcha, Raul Carrion, está confiante com o metrô para Porto Alegre. O deputado participou nesta quarta-feira (16) da reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em Brasília. O encontro teve como objetivo discutir a viabilidade técnica e financeira da obra, cujo traçado previsto deve ter de 12,5 quilômetros a 15 quilômetros de extensão.

Uma comitiva de deputados federais e estaduais, além de vereadores, senadores gaúchos e do secretário de Planejamento do RS, João Motta, a líder da bancada federal, Manuela d'Ávila (PCdoB),  liderada pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, uniu-se em torno do tema.

A reunião coincidiu com o lançamento, pelo governo federal, do PAC Mobilidade Grandes Cidades, que liberará recursos de R$ 18 bilhões para obras nos principais centros urbanos do Brasil. Como a Grande Porto Alegre ultrapassa a marca dos 3 milhões de habitantes, a capital gaúcha qualifica-se, junto com outras oito cidades brasileiras, a receber a fatia mais generosa de recursos, de até R$ 2,4 bilhões.

“Pelas diretrizes e critérios anunciados, nosso projeto está totalmente adequado ao programa”, afirmou o prefeito José Fortunati. “Saímos deste encontro muito confiantes de que o governo federal será parceiro na concretização deste sonho de Porto Alegre”.

“Porto Alegre tem uma vantagem competitiva, já que vem discutindo essa questão há algum tempo”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adão Villaverde.

Portais
O projeto de construir o metrô em Porto Alegre teve um estímulo no ano passado, quando a previsão de obras para a Copa 2014 incluía a construção de uma linha subterrânea, que terminaria no ginásio Gigantinho. O projeto, na época, foi recusado por dois motivos: além da obra não ser capaz de cumprir os prazos para a Copa, não teria levado em conta a verdadeira demanda da cidade, falhando em atender as maiores áreas de fluxo da capital.

Uma das principais mudanças que pode viabilizar o projeto seria a revisão do projeto dos Portais da Cidade, que surgiram com a ideia de diminuir a quantidade de linhas de ônibus que conduzem ao centro de Porto Alegre. Na nova proposta, os Portais passam a funcionar como linhas alimentadoras, conduzindo até as estações de metrô.

Caso a realização da obra seja confirmada, a administração do metrô ficará a cargo da prefeitura de Porto Alegre, dentro da política federal de municipalizar ações de mobilidade urbana.

A obra deve ser conduzida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), oferecendo às empresas envolvidas isenções de INSS, IPI e ISSQN. As inscrições de projetos para o PAC Mobilidade abrem no dia 21 e vão até o início de abril. Após a inscrição, ocorrem reuniões preliminares, nas quais os projetos serão discutidos com o governo federal. Essa fase deve durar até o final de maio. A seleção dos projetos aprovados será anunciada no dia 12 de junho.

De Porto Alegre,
Isabela Soares