Sem categoria

EUA admitem que possibilidade de fechar Guantânamo "é pequena"

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, reconheceu na quinta-feira (17) que as possibilidades de fechar a prisão da base ilegal de Guantânamo, em território cubano, "são muito baixas", tirando definitivamente dos planos uma das principais promessas que Obama fez em sua campanha presidencial.

Em uma audiência no Senado dos Estados Unidos, o chefe do Pentágono se referiu à promessa que o presidente Barack Obama fez quando tomou posse em 2009 e disse que a prisão de Guantânamo, situada no território cubano ilegalmente ocupado pelos Estados Unidos, estaria fechada em um ano, em janeiro de 2010.

Disse que esta promessa teve vários fatores como obstáculos, entre os quais a dificuldade de chegar a acordos com outros países para que acolhessem os presos liberados e a própria oposição do Congresso de que os supostos "terroristas" sejam alojados em cárceres situados em solo legítimo estadunidense.

"Bem, nós… estamos em uma posição, francamente, na qual as perspectivas de fechar Guantânamo, no melhor dos casos, são muito baixas, devio à ampla oposição que existe aqui, no Congresso", apontou Gates.

O chefe do Pentágono disse que as intenções do atual governo são as de não enviar novos presos à cadeia de Guantânamo, onde hoje estão aprisionadas 172 pessoas.

Fonte: Cubadebate