Prefeitura de Fortaleza lança Centro de Referência LGBT

O equipamento realizará pesquisas e planejará ações para defender os direitos do movimento.

Parada Gay de Fortaleza

A criação de um órgão que tenha a responsabilidade de planejar, articular e executar ações na área de promoção, defesa e difusão de direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs). Esta é mais uma demanda do Orçamento Participativo (OP) atendida pela Prefeitura com o lançamento nesta quinta-feira (17/02), do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra. A solenidade acontece a partir das 14h, na Câmara Municipal de Fortaleza.

O equipamento, que fica no Centro da cidade, é ligado à Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) e oferece acompanhamento jurídico, psicológico e de serviço social gratuito para a população LGBT vítima de discriminação, violência e/ou omissão e lesão de direitos.

Além dos atendimentos, o Centro desenvolverá pesquisas que contribuam para o enfrentamento das desigualdades de gênero e o fortalecimento do movimento LGBT. Outro ponto a ser implementado é a efetivação das políticas públicas específicas, trabalhadas de forma intersetorial com órgãos públicos, para o atendimento a essa população.

Janaína Dutra

O Centro de Referência traz o nome de uma das principais militantes do movimento LGBT do país. Janaína Dutra era cearense e foi a primeira advogada travesti do país a obter carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dentre suas várias atuações, Janaína exerceu trabalho pioneiro junto ao Ministério da Saúde na elaboração da primeira campanha de prevenção à Aids destinada especificamente às travestis. Janaína Dutra faleceu vítima de câncer pulmonar aos 43 anos de idade.

Serviço

Seminário de Lançamento do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra

Data: quinta-feira, 17 de fevereiro
Horário: 14 horas
Local: Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano
Cavalcante)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza