Maranguape faz bloqueio químico contra dengue

A Secretaria da Saúde continua trabalhando para conter a proliferação da dengue em Maranguape. A equipe do Núcleo de Endemias reforçou as ações de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue no distrito de Tabatinga. A ação foi necessária devido à confirmação de três casos positivos da doença na localidade.

Fumacê Maranguape

Conforme explicou o Coordenador do Núcleo de Endemias, Paulo Sérgio, o bloqueio é a aplicação localizada do inseticida, como forma de eliminar o mosquito adulto transmissor da doença. “Lembramos que a maneira mais eficaz de evitar a dengue continua sendo a eliminação dos criadouros, que evita inclusive, que o mosquito se reproduza e atinja a sua forma adulta”, destaca o coordenador.

O bloqueio ao mosquito é realizado nos locais onde foram notificados os casos positivos da doença. O inseticida é aplicado num raio de 300 metros, ajudando na eliminação do inseto e evitando que novas pessoas sejam contaminadas pela doença.

Valderi Andrade, coordenador do Núcleo de Epidemiologia, lembra que não bastam ações do poder público. “O morador é nosso grande parceiro na luta contra a dengue”, frisa, pedindo que toda a família fique atenta e elimine embalagens que possam acumular água, deixe os pneus em local seco e protegido da chuva, não deixe cumular água em vasos de plantas e jarros de flores e tampe caixas d’água, tambores, latões e cisternas para impedir a entrada do mosquito.

Fonte: Prefeitura de Maranguape