Publicado 24/02/2011 09:26 | Editado 04/03/2020 16:32
O Nordeste já revelou, há muito tempo, a extraordinária dimensão de seu patrimônio cultural, responsável por um rico legado oferecido ao País através da Literatura, da Música, das Artes Plásticas, do Cinema e do Teatro. É hora de demonstrar cabalmente sua força política e seu potencial econômico.
O encontro dos governadores nordestinos, realizado no início desta semana, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff, serviu para demonstrar que a Região tem pressa de crescer. É necessário aproveitar o momento histórico, em que o Brasil se projeta como potência mundial, para promovermos um desenvolvimento uniforme, acabando-se com os desequilíbrios regionais e transformando-se o crescimento econômico em instrumento de combate à pobreza.
A proposta que apresentei em Aracaju (SE) contempla um Plano de Desenvolvimento Integrado do Nordeste, que consiste em formular, entre os estados da Região, uma agenda comum, voltada para questões estruturais de importância fundamental, como gás, energia elétrica, recursos hídricos e transporte rodoviário, ferroviário e marítimo.
A Transnordestina, o gasoduto Meio-Norte, a transposição das águas do São Francisco, a duplicação da capacidade das linhas de transmissão – estes são alguns dos projetos a serem concretizados, no prazo previsto de quatro anos, com recursos do Governo Federal, Governos estaduais, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), BID e Bird. Um fundo comum daria suporte ao empreendimento.
Orientado para grandes metas – ambiciosas, mas exequíveis – o plano de ação conjunta se apresentaria, tenho certeza, como uma ação transformadora, podendo potencializar seus efeitos se for capaz de trabalhar a unidade na Região. Se conseguirmos solucionar problemas de infraestrutura que se avolumaram, ao longo da história, sem um enfrentamento corajoso, estou certo de que o Nordeste atrairá os investimentos de que necessita para crescer e, finalmente, sepultar o estigma do subdesenvolvimento.
Cid Gomes – Governador do Estado do Ceará
Fonte: O Povo
Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho