Inácio Arruda propõe Dia Nacional da Integração Latinoamericana

Projeto de Lei de autoria do senador Inácio Arruda institui o Dia Nacional da Integração Latinoamericana, a ser celebrado anualmente em todo o território brasileiro, no dia 26 de março. A escolha da data se deve a assinatura do Tratado de Assunção, que está fazendo 20 anos e foi firmado no dia 26 de março de 1991 entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Segundo Inácio Arruda, com o advento do Mercosul, a República Federativa do Brasil, no que tange as suas relações internacionais, conseguiu materializar um princípio constitucional que propunha a criação de uma “comunidade latino-americana de nações. O Mercosul é um grande instrumento de integração entre os participes do Bloco, cujo alcance não se restringe apenas aos países latinoamericanos.

A coesão da América do Sul em torno do Mercosul possibilitará uma enorme projeção de poder regional no contexto de um mundo que se redefine, em que se apresenta uma tendência à regionalização e à organização das nações em blocos.

Assim, valorizar o dia 26 de março, instituindo a data como “Dia Nacional da Integração Latinoamericana”, contribui para que se eleve a consciência sobre a importância do processo de integração regional.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda