Adereços carnavalescos nas feiras de artesanato

Fantasias, tiaras com flores ou plumas e máscaras são algumas das opções de adereços carnavalescos que podem ser adquiridas nas feiras de artesanato promovidas pelo Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte).

Durante este final de semana, as feiras acontecerão em Boa Viagem, Boa Vista, Casa Forte, Lagoa do Araçá e bairro do Recife.

As feiras fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte), Programa realizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife e tem como objetivo apoiar as atividades dos artesãos, promovendo o artesanato local como atividade econômica lucrativa.

Até a próxima sexta-feira (25), em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco e a Associação das Mulheres Produtoras de Arte e Artesanato de Santo Amaro e Boa Vista (AMPSA), acontece a Feirinha da Unicap. Dela participam 45 artesãos que expõem os artigos das 8h às 20h.

Ainda na sexta-feira, o estande dos artesãos ligados ao Prodarte começará a funcionar na Central do Carnaval (Armazém 12). Ao todo, 40 artesãos estarão expondo os artigos por eles produzidos das 14h à meia noite. O atendimento seguirá até a terça-feira de carnaval (08).

Neste sábado (26), será realizada a Feira de Casa Forte, que conta com a participação de 45 comerciantes. A feira, que é o resultado da parceria com a Associação dos Artesãos de Pernambuco (Associape), acontece das 15h às 21h. No mesmo dia, a partir das 8h, na rua do Bom Jesus, acontecerá a Feira do Arsenal. E por conta do período de festas carnavalesca, será realizada uma feira extra na Lagoa do Araçá, das 15h às 21h.

No dia seguinte (27), será realizada a Feira do Domingo na Rua. O evento é realizado pela equipe do Recife Antigo Empreendimentos, onde a Prefeitura coloca 20 artesãos ligados ao Prodarte. Por conta da festividade, entre as ruas do Bom Jesus e Rio Branco serão instaladas mais 35 pontos de comercialização de artesanatos e outros 20 de comidas típicas. Os artigos ficarão expostos a partir das 13h.

Realizada diariamente na Praça de Boa Viagem, a Feira que recebe o nome do bairro conta com 216 barracas que funcionam em horários distintos: finais de semana das 10h às 2h e nos dias úteis das 14h às 22h.

Cronograma das feiras de artesanato no Recife:

Central do Carnaval
local: Armazém 12, bairro do Recife
data: de sexta (25) à terça-feira (08)

Feira da Unicap
local: Rua de Lazer da Unicap
data: quarta a sexta-feira
horário: 8h às 20h

Feira de Casa Forte
local: Praça de Casa Forte
data: sábado
horário: 15h às 21h

Feira da Lagoa do Araçá
local: Próximo a Lagoa do Araçá, Imbiribeira
data: sábado
horário: 15h às 21h

Domingo na Rua
local: Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife
data: domingo
horário: 14h às 21h

Feira de Boa Viagem
local: Praça de Boa Viagem
data: todos os dias
horário: 14h às 22h (dias úteis) e 10h às 22h (finais de semana)

GRUPOS LIGADOS À PCR CUSTOMIZAM ROUPAS DOS FOLIÕES

Já está em funcionamento no Paço Alfândega, shopping localizado no bairro do Recife, o Ateliê de Customização dos grupos associativos ligados à Prefeitura do Recife. Os grupos Ateliê Moda Recife e Grupo de Idosos de Afogados, acompanhados pela Diretoria de Economia Popular Solidária da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), oferecerão o serviço até a terça-feira (08), sempre no horário de funcionamento do shopping.

Os foliões interessados em transformar as roupas em peças mais coloridas e brilhantes, para combinar com a alegria do carnaval, poderão usufruir de um trabalho de qualidade realizado em tempo e preços reduzidos. Além disso, receberão sugestões de designers e estilistas. Para agilizar o trabalho, as costureiras realizam a customização, reparos ou reformas no próprio ateliê. Lá, os clientes poderão provar as peças e já sair prontos para a folia de Momo.

O projeto também conta com o trabalho de artesãos que produzem peças em crochê, fuxico e bordado. Essas peças são aplicadas nas roupas dos clientes, agregando valor cultural à moda e resgatando a cultura popular local. Este é o sétimo ano de funcionamento do Ateliê de Customização no shopping dentro do período carnavalesco.

Além do Paço Alfândega, o serviço de customização será oferecido em outros dois locais durante o período carnavalesco: na Central do Carnaval (Armazém 12) e no Camarote da Prefeitura do Recife no Galo da Madrugada. O atendimento na Central do Carnaval terá início nesta sexta-feira (25) e seguirá até o término do carnaval.

A novidade deste ano é o oferecimento deste serviço no camarote da Prefeitura do Recife no Galo da Madrugada. Os convidados, além de ganharem uma camisa da Grife do Carnaval 2011, poderão realizar a customização no próprio camarote. Seis costureiras do Ateliê Moda Recife utilizarão fitas de cetim, lantejoulas e fuxicos para transformarem as peças. O serviço será oferecido gratuitamente durante a realização do desfile (05).

Ao todo, 36 pessoas que integram os grupos acompanhados pela PCR estão sendo beneficiadas com serviços. A Prefeitura do Recife, através da SCTDE, vem desenvolvendo ações voltadas à promoção da autogestão dos grupos de associativismo e de cooperativismo atuantes no em diversos ramos, como confecção, alimentação e reciclagem, em diversos bairros do Recife. Além da geração de trabalho e renda, o acompanhamento e apoio desses grupos visam motivar os participantes e estimular a criatividade de todos os integrantes.

Fonte Site da Prefeitura do Recife