Sem categoria

Fidel e Frei Betto conversam sobre a Líbia

O líder cubano Fidel Castro conversou durante várias horas com seu amigo, o teólogo brasileiro Frei Betto, sobre a revolta popular na Líbia, informou neste sábado um comunicado oficial.

Durante o encontro "fraternal e longo", realizado na tarde de sexta-feira, Fidel e Frei Betto "falaram sobre diversos temas, entre eles, a situação na Líbia, outros assuntos internacionais e de interesse mútuo", afirmou o texto, publicado pela imprensa local.

"O diálogo foi expressão da amizade" existente entre Fidel, 84 anos e retirado do poder desde julho de 2006 por conta de um problema de de saúde, e "o destacado escritor Frei Betto", autor do livro "Fidel e a Religião", que colhe opiniões do líder comunista sobre temas religiosos e sociais, completou.

O ex-presidente cubano publicou nesta semana na imprensa local dois artigos sobre a rebelião contra o regime do líder líbio Muamar Kadhafi, o qual conheceu pessoalmente quando visitou a Líbia em maio de 2001.

No segundo, escrito na quinta-feira, denunciou que os Estados Unidos e a Otan bailam "uma dança macabra de cinismo", alimentando uma "guerra civil" na Líbia para controlar seu petróleo, e afirmou que "ninguém no mundo nunca estará de acordo com a morte de civis indefesos".

"Nada teria de estranho uma intervenção militar na Líbia, com a qual a Europa garantiria quase 2 milhões de barris diários de petróleo, se antes não ocorrerem fatos que ponham fim à liderança ou à vida de Kadhafi", alertou Fidel.

Fonte: Terra