PCdoB-BA debate diretrizes de ação política em 2011

A Comissão Política do PCdoB na Bahia reunida nos dias 25 e 26/02 iniciou o debate sobre o planejamento do partido neste ano, com destaque para a elaboração do projeto eleitoral em 2012-2014. A proposta será encaminhada à próxima reunião do Comitê Estadual.

Entre as premissas para a elaboração do projeto eleitoral estão o lançamento de candidaturas a prefeito e/ou vereadores em todos os 365 municípios onde o partido está organizado. Enfatiza-se a disputa de eleições para as prefeituras como prioridade e uma das condições para crescimento do partido.

A análise para a definição de candidaturas deve levar em consideração não somente as condições de apoios políticos amplos e bases materiais de sustentação, mas a força do fator partido como parte das condições de viabilidade eleitoral.
 
A eleição municipal em Salvador tem, no projeto político em elaboração, tratamento especial e está firmada a posição de candidatura própria à prefeitura e chapa numerosa de candidatos e candidatas à Câmara Municipal. O projeto eleitoral deve dar máxima atenção à disputa nos municípios governados por prefeitos e prefeitas do PCdoB. Trata-se, nesse caso, da preservação e crescimento de bases eleitorais importantes e da avaliação das gestões do partido pelo eleitorado.

Durante a reunião, o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, ressaltou que o projeto eleitoral parte da idéia de consolidação e expansão do campo político liderado nacionalmente pela presidente Dilma e, na Bahia, pelo governador Wagner. “ O PCdoB, historicamente é parte desse campo político e que tem contribuído decisivamente para consolidação desse campo, necessita ampliar sua influência política, crescer as suas fileiras. Essa é uma das nossas prioridades”.

O secretário de Organização do partido, Davidson Magalhães, apresentou as diretrizes gerais para o planejamento. Na proposta, que dará base ao plano de ação das secretarias do partido, se destacam além da elaboração do projeto eleitoral 2012-2014, a realização de filiações massivas e de lideranças políticas expressivas da sociedade com o desenvolvimento da campanha de filiação em todo o estado. O crescimento do PCdoB demanda uma série de iniciativas na estrutura partidária resultante do envolvimento de todos os setores. Ao lado da capacitação dos novos filiados e filiadas, está a priorização de uma política de desenvolvimento político e teórico dos quadros partidários, em especial dos militantes de comitês municipais e distritais.

De Salvador,
Julieta Palmeira