Sem categoria

Egito: militares querem referendo sobre reforma constitucional

O Conselho Militar do Egito pretende convocar um referendo sobre emendas constitucionais para o mês que vem, de acordo com informações divulgadas neste domingo (27) por um advogado que ajudou a prepará-las.

Sobhi Saleh, um membro do comitê de redação que revelou as propostas de emendas constitucionais no sábado, disse que o referendo será formalmente anunciado nesta semana e que as pessoas votarão sobre a nova lei básica antes do fim de março.

As emendas incluem mudanças que vão ampliar a concorrência à Presidência, limitar o tempo de permanência no poder de cada líder e garantir uma supervisão judicial das eleições.

Depois do referendo, virão as eleições para o Senado e para a Câmara dos Deputados, disse Saleh, sem dizer quando as eleições acontecerão. As eleições presidenciais devem acontecer depois das eleições legislativas, acrescentou.

O Conselho Militar, para quem o ex-presidente Hosni Mubarak entregou o cargo dia 11 de fevereiro, dissolveu o Parlamento, suspendeu a Constituição e se arvorou o poder de tutelar a transição à democracia.

O povo, porém, não está muito confiante na condução do processo pelos militares, ainda fortemente associados aos Estados Unidos, que financiam as Forças Armadas. A oposição reclama maior participação popular nas mudanças e, na última sexta-feira, realizou outra grande manifestação de protesto no centro do Cairo, exigindo a formação de um governo provisório e a dissolução da junta militar.

Com agências