Chuva deixa regiões de São Paulo em estado de atenção

As chuvas que atingem São Paulo na tarde desta segunda-feira fizeram com que o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, decretasse estado de atenção nas zonas norte e leste, no centro e na marginal Tietê às 14h35.

Segundo o CGE, áreas de instabilidade associadas a uma frente fria no oceano causam chuvas moderadas com pontos fortes entre a zona norte, centro e zona leste, principalmente entre os bairros de Perus, Casa Verde, Santana, Tremembé, Sé, Liberdade, Bela Vista e parte da Mooca.

Às 15h o CGE registrava três pontos de alagamento, sendo dois intransitáveis (sem possibilidade de passagem). Os motoristas devem evitar a estrada turística do Jaraguá com a rua Ana Madalena Ferreira (em ambos os sentidos) e a avenida General Ataliba Leonel com a rua Professor Marcondes Domingues (em ambos os sentidos).

As linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha do metrô operam com velocidade reduzida devido às chuvas

A Defesa Civil decretou estado de atenção para enchentes nas regiões de Sé, Mooca, Perus, Pirituba/Jaraguá, Casa Verde, Freguesia do Ó, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Guilherme e Jaçanã/Tremembé. A medida é preventiva já que as chuvas podem causar enchentes.

Os meteorologistas do órgão informaram que a previsão é de que a chuva persista na próxima hora, oscilando de intensidade.

O solo já encharcado e o elevado nível dos rios e córregos mantém alto o potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

No domingo (27), temporais provocaram afetaram toda a cidade, que ficou em atenção. Com isso, houve um acumulado médio de 42 milímetros (mm) –cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado– no dia, o que corresponde a 19% do total de chuvas esperado para todo o mês de fevereiro, que é de 217 mm.

Já as chuvas desta segunda podem ganhar intensidade alguns momentos, mas não devem ser como as de ontem. No domingo, elas foram resultado da combinação entre calor, brisa marítima e a aproximação de uma frente fria.

Com as chuvas, mais de cem semáforos da cidade de São Paulo chegaram a ficar com problema.

Fonte: Folha de S. Paulo