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Campanha alerta para acidentes de trânsito no Carnaval

Campanha para evitar acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica no Carnaval foi lançada pelo governo federal nesta terça-feira (1º). O foco são as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Olinda e Recife, que recebem grande quantidade de jovens acima de 18 anos. O objetivo é modificar o comportamento desse grupo.

Pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) demonstra que 78% dos jovens dirigem após consumir álcool. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50% das vítimas fatais no trânsito têm entre 18 e 34 anos.

A campanha terá mensagens em rádios, painéis de aeroportos, outdoors, e adesivos em táxis e ônibus, durante a primeira quinzena de março. As mensagens usam uma linguagem jovial para alertá-los sobre os perigos da mistura entre bebida e trânsito. “No carnaval, pega bem pegar táxi ou ônibus depois de beber”, é uma das frases de alerta que estarão nos ônibus, por exemplo.

Nas estradas federais, os índices de acidentes e mortos registram tendência de redução nos últimos anos, embora tenha aumentando a frota de veículos em circulação no País. É o que demonstram os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que comparam os registros entre 1997 e 2009.

Pelos números mais recentes da PRF, o índice de acidentes caiu de 44,8 acidentes por grupo de 10 mil veículos em 1997, para 27,1 acidentes por grupo de 10 mil carros em 2009. O índice de mortos caiu praticamente pela metade, passando de 2,7 em 1997 para 1,3 em 2009 (a cada grupo de 10 mil veículos).

Em relação à gravidade dos acidentes nas rodovias federais a situação também melhorou, registrando uma vítima fatal a cada 21,6 acidentes em 2009, contra uma a cada 16,5 acidentes em 1997.

Fonte: Em Questão