DIEESE divulga pesquisa sobre mulheres no mercado de trabalho

O Sindjorce sediará nesta quarta-feira, dia 2 de março, o lançamento da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PEd), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

O lançamento durante café da manhã no auditório do Sindicato. Na ocasião, as mulheres dos coletivos de gênero das centrais sindicais farão suas considerações. O estudo, feito pelo DIESSE na Região Metropolitana de Fortaleza no ano de 2010, conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, o SINE/CE e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT.

De maneira geral, as mulheres enfrentam grandes dificuldades no mercado de trabalho, haja vista que ainda representam mais de metade da população desempregada e, quando ocupadas, percebem menores rendimentos do que homens.

O boletim investiga a posição das mulheres mais escolarizadas no mercado de trabalho, já que os indicadores apontam que quanto maior a escolarização, maior é a presença das pessoas nesse mercado. Outra questão relevante é que enquanto os trabalhadores com menor escolarização tendem a se deparar com relações mais precárias de trabalho (assalariamento sem carteira e o trabalho autônomo, por exemplo), os de nível superior ocupam postos de trabalho mais formalizados, especialmente no setor público.

O trabalho apresenta os efeitos da elevação da escolaridade feminina na sua inserção no mercado de trabalho, a partir da base de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no biênio 2009-2010.

Fonte: Sindjorce