RJ segue índice nacional para reajustar piso regional

O governador do Rio, Sérgio Cabral, anunciou, no dia 2, que a proposta do governo estadual para o reajuste do piso regional no Estado terá o mesmo índice de aumento do salário mínimo nacional, que foi de 5,9%.

“Quando se define o salário mínimo nacional, há uma preocupação com o impacto nas contas públicas, o que não ocorre com o aumento do salário mínimo regional. Não afeta prefeituras nem governos estaduais, apenas o setor privado. Por isso, a gente não pode fazer demagogia com o chapéu alheio”, frisou Cabral.

Com a definição do governador, a proposta será levada à reunião do próximo dia 14 com os sindicatos dos empregadores e de empregados como a mais adequada ao esforço do Governo do Estado.

“Temos feito um esforço gigantesco de empregabilidade. Por exemplo, implantamos o Bilhete Único Intermunicipal, que permitiu que os trabalhadores das 20 cidades metropolitanas pudessem ser contratados sem a marginalização do local de residência, graças à redução drástica do custo da mobilidade desses trabalhadores, por força do nosso subsídio. Temos feito também tudo o que é possível para reduzir o nível de informalidade, cujo percentual na Região Metropolitana ainda é muito grande”, disse o governador.