UJS/Ceará: Encontro Universitário define agenda de mobilização

Final de semana agitado para a turma da UJS do Ceará com a realização do III Encontro Universitário que reuniu, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, filiados e amigos para debater e aprofundar a intervenção da entidade no movimento universitário.

Os estudantes de instituições públicas e privadas presentes ao encontro abordaram a situação do ensino superior no Brasil e, ao final, definiram uma agenda de atividades que visa fazer do movimento “Transformar o Sonho em Realidade” o maior do Ceará no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes.

O momento atual no Brasil e no mundo foi o tema que abriu o encontro. Após sua avaliação sobre o cenário político, o dirigente nacional da UJS, Edilson Fialho, apontou os principais desafios para a juventude neste momento de grande efervescência política. “O movimento estudantil sempre tem um lado, não podemos ficar em cima do muro. As coisas estão melhores, sim. Isso é uma verdade. Mas, ainda tem muita coisa que pode melhorar, e é aí que está a nossa luta para avançar, para ter mais melhorias para os estudantes”, considera Edilson Fialho.

Buscando aprofundar a compreensão dos problemas da educação superior, o encontro mergulhou na história do ensino universitário brasileiro, desde o momento da chegada dos portugueses, até os dias de hoje.

O vice-presidente regional da UNE, Ivo Braga, apresentou as principais bandeiras do movimento estudantil, ressaltando a necessidade de uma reforma urgente no ensino superior. Segundo o líder estudantil, “a discussão do Plano Nacional da Educação (PNE) abre espaço para que os estudantes possam pautar suas demandas e propor melhorias para a educação”, avalia.

Uma intensa agenda de atividades foi construída visando garantir uma forte presença do movimento “Transformar o Sonho em Realidade” nas principais instituições de ensino superior do Ceará. As Jornadas de Lutas entre os dias 21 e 25 de março e a mobilização para o Congresso da UNE estão no centro da ação da UJS neste semestre. “O objetivo da UJS é colocar os estudantes cearenses nas ruas para garantir as reformas que o Brasil necessita, com foco no financiamento da educação, tendo em vista garantir no PNE os 10% do PIB para a educação e a derrubada do veto do Lula aos 50% do pré-sal para educação", destacou Flávio Vinícius, presidente estadual da UJS.

Fonte: Blog da UJS Ceará