Ceará: Programação do 8 de Março será diversificada

Blocos de Carnaval, caminhada e blitz aos equipamentos que atendem as mulheres fazem parte da comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Quem disse que a coincidência do Carnaval com a data dedicada ao Dia Internacional da Mulher irá atrapalhar a mobilização? Com bom humor e conscientização, a União Brasileira de Mulheres (UBM) irá participar de diversas atividades em homenagem às mulheres no Ceará.

Segundo Francileuda Gomes, coordenadora da UBM/CE mesmo com o 8 de Março sendo na 3ª feira de Carnaval, terá manifestação em defesa das mulheres. “Nossa intenção é intensificar ainda mais as ações contra a mercantilização do corpo da mulher, algo que observamos facilmente neste período”, ratifica.

Em Fortaleza, a intenção é literalmente “colocar o bloco na rua”. “Deveremos participar das festas tanto na Av. Domingos Olímpio quanto na Praia de Iracema, sempre alertando as mulheres sobre seus direitos”. No dia 8 de março, a concentração do Bloco “Maria vem com as outras” será a partir das 18h no cruzamento entre a Avenida Domingos Olímpio e a Rua Barão do Rio Branco. “Vista seus adereços de carnaval – perucas, colares, máscaras – e venha participar. O bloco é nosso! A única proibição é vir sozinho (a). Chame todo mundo para participar com a gente deste momento de alegria e conscientização”, convida.

Lugar de mulher é em todo lugar

Francileuda informa ainda que as atividades oficiais alusivas ao Dia da Mulher serão realizadas no sábado seguinte, dia 12 de março. “Não é porque a data irá coincidir com o Carnaval que deixaremos de realizar nossas atividades”, reforça. A partir das 9h do sábado, acontecerá a caminhada das Mulheres com o slogan "Lugar de Mulher é em todo Lugar". A concentração será na Praça do Carmo e as mulheres irão percorrer as ruas do centro de Fortaleza em direção à Praça do Ferreira.

Durante a caminhada, as mulheres estarão organizadas em alas fazendo referência ao Enfrentamento a Violência; Saúde da Mulher e Participação Política das mulheres. Na Praça do Ferreira terá tribuna livre, onde as mulheres poderão falar e defender suas propostas, apresentações de capoeira, afoxé, maracatu dentre outras atividades.

Já na segunda quinzena do mês de março e durante o mês de abril a UMB e demais entidades visitarão equipamentos que atendem as mulheres em Fortaleza. O resultado das visitas será a elaboração de um relatório onde estarão registradas as informações sobre as condições de funcionamento dos locais visitados. O relatório deverá ser apresentado no dia 28 de Maio, data dedicada ao Dia Internacional da Saúde da Mulher.

Entidades que apoiam a programação

UBM
Centro Socorro Abreu
Jovens Feministas da UJS
Rede Comunitária de Enfrentamento a Violência contra a Mulher
Secretaria de Mulheres da CTB
Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza
Unegro
Movelos

Serviço

Programação Dia Internacional da Mulher

8 de março – Terça-feira

Bloco Maria Vem com as Outras
Concentração a partir das 18h no cruzamento entre a Avenida Domingos Olímpio e a Rua Barão do Rio Branco.

12 de março – sábado

Caminhada "Lugar de Mulher é em todo Lugar"
Concentração a partir das 9h na Praça do Carmo e trajeto pelas ruas do Centro de Fortaleza em Direção à Praça do Ferreira.

De Fortaleza,
Carolina Campos