Guerra civil na Líbia: Governo recupera Zawiya de insurgentes
Zawiya, uma cidade localizada a 60 quilômetros a oeste de Trípoli foi recuperada pelas forças leais ao líder líbio Muamar Kadafi, anunciou nesta sexta-feira (4) uma fonte oficial na capital do país.
Publicado 04/03/2011 18:00
Nos combates pela posse da cidade morreram o chefe dos insurgentes, identificado como Hussein Darbuk e seu auxiliar, de acordo com a televisão estatal da Líbia, que não identificou o ajudante de Darbuk.
A televisão líbia afirmou que, após a reconquista de Zawiya, foram confiscados veículos de transporte, canhões antiaéreos e outras armas.
Outra emissora local de televisão confirmou que as forças de segurança e os responsáveis dos comitês populares estão no controle da maior parte da cidade.
Ao mesmo tempo, a agência de notícias Jana assegurou que um helicóptero, de matrícula holandesa, capturado no domingo passado continha armas. Na ocasião foram detidos três militares dos Países Baixos, que estão sob a custódia das autoridades.
A aeronava aterrisou na zona de Sirte (norte) sem autorização oficial e os três tripulantes, dentre os quais uma mulher, declararam que estavam ali para resgatar duas pessoas, uma delas holandesa e outra de nacionalidade desconhecida.
Os civis foram entregues à embaixada holandesa em Trípoli e os militares seguem sob a custódia oficial, de acordo com as emissoras de televisão líbias.
Fonte: Prensa Latina