Sem categoria

Passeatas feministas ocorrem por todo o país nos próximos dias

Com a pauta da participação política e empoderamento das mulheres, feministas de todo o país organizam passeatas. O movimento ressalta avanços conquistados pela luta das mulheres e a importância histórica da eleição da primeira mulher para a Presidência da República. A violência contra as mulheres e a legalização do aborto também se destacam entre as reivindicações.

Em diversos estados, as mulheres organizaram blocos de carnaval no dia 8 de Março. Entretanto, as mobilizações ocorrem por todo o mês e em muitos locais as passeatas serão nos próximos dias, como em São Paulo, onde o protesto de rua será neste sábado (12).

Confira a programação nos estados:

Rio de Janeiro
17.03 – Ato Unificado do Dia Internacional de Luta das Mulheres na Central do Brasil.

São Paulo
12.03 – A concentração terá início às 9h30 no Centro Informação Mulher, na Praça Roosevelt (R.Consolação, 605). De lá, as mulheres caminharão pelo centro da cidade, encerrando o ato na Praça da Sé. O ato deve reunir milhares de mulheres de todo o estado em torno do lema "Em luta por autonomia e igualdade, contra o machismo e o capitalismo".

Rio Grande do Sul
11, 12 e 13.03 – Peça teatral Frida – Apresentação Teatral sobre historia da Frida Khalo.
Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo nº309) Entrada franca. 
14.03 – 19h – Apresentação Vídeo Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres, realizado em março de 2010, pela MMM / Local: Cine Bancários.

Minas Gerais
11.03 – Ato público unificado da Prefeitura de BH até a Praça Sete – 16h.

Paraná
11.03 – Caminhada Regional da via Campesina em Ponta Grossa. Tema: Agrotóxicos. 
12.03 – Ato Estadual Unificado – 8 de março – em Curitiba. 
25.03 – Café Feminista em Piraquara – 19h na Câmara Municipal.
29.03 – Ato Estadual frente ao Palácio das Araucárias.

Sergipe
15.03 – Mesa Redonda em cinco campus da UNIT: Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana e Estância, com a presença de professores da UNIT, representante da MMM, Ministério Público, Coordenadoria Municipal e Estadual da Mulher, delegadas da Mulher. O público será: de estudantes sobretudo dos Cursos de Serviço Social, Direito, Educação e Comunicação; Professores, Organizações da sociedade civil da região, e mulheres das organizações dos municípios como STTRs, Associações, MMTR, MMC.
15 e 16.03 – Oficinas com mulheres no município de Lagarto, gerando autonomia econômica das mulheres, como mecanismo de enfrentamento a violência contra a mulher.
18.03 – Ato de encerramento – no centro de Aracaju, onde haverá barraca com exposição de materiais, falas e a batucada feminista.

Alagoas
17.03 – Seminário sobre assédio moral, igualdade de oportunidade e educação não sexista.
22.03 – Seminário e entrega de documentos para autoridades estaduais e municipais sobre violência.
29.03 – Visita a mulheres de uma comunidade e para debater sobre violência contra a mulher.
30 e 31.03 – Debate sobre Reforma Política.

Da redação, Luana Bonone, com Marcha Mundial das Mulheres