Sem categoria

União Africana rechaça intervenção militar externa na Líbia

A União Africana rejeitou nesta quinta-feira qualquer intervenção militar externa na Líbia. O organismo continental analisou a situação nesse país e na Costa do Marfim, e firmou posição pela solução pacífica dos conflitos.

O comissário para a paz e a segurança, Ramtane Lamamra dclarou que o Conselho da União Africana reafirma “ seu compromisso com o respeito à unidade e à integridade territorial da Líbia, assim como sua rejeição a qualquer forma de intervenção militar externa" naquele país.

O Conselho de Paz e Segurança da União Africana, que reúne os 15 membros da organização, "decidiu criar um comitê de alto nível", integrado por cinco chefes de Estado e pelo presidente da Comissão da UA, Jean Ping, para acompanhar a evolução da situação na Líbia.

A União Africana "expressa sua profunda preocupação com a situação na Líbia, que constitui uma grave ameaça à paz e à segurança daquele país e da região no geral".

A decisão da União Africana é importante fato político em oposição aos planos de guerra contra a Líbia das potências imperialistas, nomeadamente os Estados Unidos e a União Europeia.

Com agências