Sem categoria

Com Bigardi e Leci, PCdoB-SP volta hoje à Assembleia Legislativa

O PCdoB está de volta à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Na tarde desta terça-feira (15), a sambista Leci Brandão e o engenheiro Pedro Bigardi serão empossados para quatro anos de mandato como deputados estaduais.

A solenidade ocorre às 15 horas e marca a o início da 18ª legislatura do maior parlamento estadual do país. Depois da posse dos 94 deputados, haverá eleição para a mesa diretora da Alesp. O atual presidente, Barros Munhoz (PSDB), deve ser reconduzido ao cargo.

Além dos dois parlamentares do PCdoB, a oposição ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB) contará com a bancada do PT (a maior da Alesp, com 24 deputados), mais Carlos Giannazi (PSOL) e Major Olímpio (PDT). O PMDB – que anunciou independência em relação ao governo estadual – tem cinco deputados.

Eleita com 86.298 votos, Leci Brandão será uma das deputadas estreantes – e espera que sua participação no parlamento paulista incentive outras lideranças femininas a se integrarem à vida político-partidária. A sambista reafirma o compromisso com o combate à injustiça social e defende uma plataforma de trabalho inclusiva, com ações que promovam a igualdade e a melhoria da autoestima do povo paulista.

Outra bandeira sua é a luta contra a violência doméstica e pela igualdade de reconhecimento no mercado de trabalho. Leci propõe a fundação de uma rede de creches públicas noturnas, para ajudar as mães que trabalham à noite. “Quando se fala em igualdade de oportunidades, é preciso criar condições de trabalho. Nós precisamos criar creches noturnas em São Paulo porque muitas mulheres precisam trabalhar à noite e não têm com quem deixar seus filhos”, afirma.

Já Pedro Bigardi – que recebeu 67.758 votos – será o líder da bancada do PCdoB na Alesp. Segundo ele, é preciso ter uma posição independente nas decisões tomadas no plenário. “O que manda dentro da Assembleia Legislativa não é fazer parte do mesmo partido do governador ou integrar a base de situação, oposição. É a articulação política”, afirma.

Como exemplo, Bigardi cita os mais de R$ 3 milhões em emendas conquistados para Jundiaí e região no período de pouco mais de um ano em que ele assumiu o cargo (2009-2010). Além das verbas que ajudaram entidades como o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), o deputado entregou recentemente um caminhão autobomba para o Corpo de Bombeiros de Jundiaí, no valor de R$ 350 mil.

“Já concluí o planejamento para este mandato e defini os principais assuntos que vamos trabalhar, como saúde, educação, esporte, segurança e meio ambiente. Teremos uma agenda completa este ano”, ressaltou. Bigardi pretende integrar a Comissão de Esporte da Alesp e batalhar pela criação do Parque Estadual Serra do Japi, que, segundo o deputado, “corre sérios riscos por conta da crescente especulação imobiliária”.

Da Redação, com as assessorias de Leci Brandão e Pedro Bigardi