Sem categoria

Coreia do Norte propõe retomar conversações sobre tema nuclear

A Coreia do Norte disse a um enviado russo que visitou o país que está disposta a discutir seu programa de enriquecimento de urânio em negociações com Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Japão e Rússia.

"A Coreia do Norte deseja negociar com as seis partes incondicionalmente", disse o ministério das Relações Exteriores em Pyongyang.

"Não temos objeção sobre a inclusão do tema de enriquecimento de urânio nas negociações", declarou um porta-voz da chancelaria norte-coreana ao vice-ministro russo das Relações Exteriores, Alexandre Borodavkin.

Em visita a Pyongyang, Borodavkin se reuniu com o chanceler Pak Ui-Chun e com outros responsáveis do regime comunista, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

As negociações entre as seis partes – Coreia do Norte, Coreia do Sul, Rússia, Estados Unidos, Japão e China – estão paralisadas desde dezembro de 2008.

A Coreia do Norte aceitou em 2005 deter seu programa nuclear em troca de ajuda econômica, diplomática e de segurança, mas o acordo fracassou.

Pyongyang realizou testes nucleares com plutônio em 2006 e 2009, e em novembro de 2010 revelou sua unidade de enriquecimento de urânio.

A disponibilidade da Coreia do Norte para retomar as conversações entre as seis partes é dado novo no debate sobre a desnuclearização da Península Coreana. Agora a palavra está com os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão, que impõem condições para voltar a mesa de negociações, ao exigir que a Coreia do Norte assuma a culpa pelo afundamento de um navio sul coreano e pela troca de tiros entre as duas Coreias ocorrida em novembro do ano passado.

Com agências