Sem categoria

Observadores pedem respeito na reta final da campanha no Haiti

Observadores internacionais pediram respeito mútuo na reta final da campanha do segundo turno das eleições presidenciais e legislativas que se realizará no Haiti no próximo dia 20.

Os membros da Missão Conjunta Caricom/OEA indicaram que os candidatos têm a responsabilidade de acalmar seus seguidores e chamar à serenidade nos dias que antecedem a votação.

Igualmente, fizeram um apelo a condenar publicamente todos os atos de violência eleitoral contra seus próprios partidários ou representantes de outras formações políticas.

A Missão de Observação aproveitou a ocasião para condenar os incidentes ocorridos na semana passada nas campanhas dos candidatos em Porto Príncipe e Cabo Haitiano e repudiaram o assassinato de duas pessoas que colavam cartazes a favor da candidata Mirlande Manigat.

A equipe conjunta solicitou a abertura de uma investigação para identificar os responsáveis por esse ato criminoso e cuidar para que sejam punidos.

Os integrantes da Comunidade do Caribe (Caricom) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) estão viajando desde a semana passada pelos 10 departamentos haitianos (regiões político- administrativas).

Um total de 50 observadores têm como objetivo verificar a aplicação das medidas aprovadas pelo Conselho Eleitoral Provisório (CEP) com vistas a evitar irregularidades e garantir o êxito do pleito.

Nos próximos dias a missão incrementará suas forças com outros 150 funcionários, que se encarregarão de de fazer contatos com representantes do CEP, dos órgãos Legislativo, Executivo, candidatos e o restante das instituições envolvidas no processo eleitoral.

As eleições do próximo domingo definirão, além do novo presidente, 79 membros da Câmara de Representantes e sete senadores.

Mirlande Manigat, ex-senadora, e Michel Martelly, cantor, são os dois candidatos que disputam a presidência haitiana.

Fonte: Prensa Latina