Sem categoria

ONU: Lançada nova política sobre medicamentos contra Aids/HIV

Agências da ONU defendem redução de custos de medicamentos anti-retrovirais e maior acesso ao tratamento das pessoas que vivem com o vírus.

Agências da Nações Unidas lançaram um apelo para que seja adaptada a regulamentação da Organização Mundial do Comércio sobre patentes de medicamentos para tratar o vírus HIV.

Uma política para o efeito foi publicada esta terça-feira, em Genebra, pelo Programa Conjunto da ONU sobre Aids/HIV, Onusida, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e a Organização Mundial da Saúde, OMS.

Reduzir os custos

O objectivo é reduzir os custos de medicamentos anti-retrovirais e expandir o acesso a tratamento de quem vive com o vírus. Apenas um terço das 15 milhões de pessoas necessitadas são tratados atualmente com os medicamentos anti-retrovirais, diz o grupo.

As agências citaram o exemplo do Brasil, que permitiu reduzir o preço do Efanvirenz em mais de dois terços por dose. Segundo afirmaram, "as diferenças de custos podem limitar esforços de governos dos países em assegurarem o tratamento aos necessitados.

Vantagens da política

De acordo com o diretor executivo adjunto da Onusida, Paul De Lay, as disposições da nova política "permitiriam aos países produzir, importar e exportar medicamentos atualmente protegidos pela lei de patentes e propriedade intelectual."

Ele acrescentou que as medidas também incluem uma "viragem radical na plataforma de tratamento, tornando os medicamentos mais eficazes, simples, acessíveis e tolerados pelos pacientes."

Fonte: Rádio das Nações Unidas