Sem categoria

Escolha dos brasileiros para o Parlasul deve ocorrer até abril

A convocação de uma sessão do Congresso para votar a proposta de renovação da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) deve ser tema da próxima reunião da Mesa Diretora do Senado. Foi o que ficou decidido pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), na reunião desta quarta-feira (16) com os parlamentares integrantes da antiga representação. Parlamentares esperam retomar trabalhos no Parlasul até o final de Abril.

Na manhã desta quarta-feira, a Câmara já havia aprovado, por unanimidade, a inclusão da proposta de resolução na pauta da próxima sessão do Congresso.

A proposta de resolução, a ser votada pelo Congresso, vai definir os parlamentares que representarão o Brasil no Parlasul até a escolha, por eleição direta, dos futuros parlamentares do Mercosul. A mesma resolução amplia de 18 para 37 o número de integrantes da representação brasileira. Desse total, 27 serão deputados e dez, senadores.

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), integrantes da última Representação Brasileira, que participou da reunião com o presidente do Senado, manifestou esperança de que “até o final de abril já estejamos em condições de realizar uma sessão do Parlamento do Mercosul". Ele lembrou que enquanto não forem escolhidos os representantes brasileiros, o Parlasul não realiza qualquer sessão, já que estão vagas as cadeiras dos parlamentares do Brasil.

Após a aprovação da proposta pelo Congresso Nacional, os líderes de ambas as casas apresentarão seus indicados para a Representação Brasileira no Parlasul. A instalação da Representação deverá acontecer em seguida, durante reunião em que serão definidos o presidente e o vice-presidente.

De Brasília
Com agências