Sem categoria

Rondônia com maturidade para dar perspectivas

O PCdoB em Rondônia realizou nos dias 11 e 12 de março, a reunião da Comissão Política Estadual e em seguida, do Comitê Estadual. No dia seguinte, fez-se um ato de filiações no qual ingressaram 56 companheiros e companheiras de alta representatividade e expressão, na área da comunicação e educação.

Por Walter Sorrentino*

Davi Chiquilito

O partido em Rondônia vive sob a perspectiva da candidatura altamente competitiva de Davi Chiquilito à prefeitura de Porto Velho. Jovem líder, carismático e agregador, que declara ser o PCdoB a maior admiração em sua vida, ele atrai forças avançadas e se prepara, como deputado estadual eleito em outubro passado, para liderar a jornada. O partido segue nesse diapasão. Também no interior, cresce o partido com chances reais de disputar prefeituras e constituir chapas próprias.

Essa jornada não é só para 2012, mas se estende para 2014 e até 2018. O PCdoB de fato pode chegar, com perseverança e força, ao poder no Estado, pela via eleitoral. Rondônia vive um fluxo de investimento e desenvolvimento. Agropecuária e serviços avançam, a construção civil vive bom momento, Porto Velho se moderniza, e há as obras do PAC, sobretudo, as duas usinas hidrelétricas previstas mais a estrada que ligará o Estado a Manaus. Aliás, a navegabilidade do Madeira vai até Coari, escoando a produção local. O Partido reflete essas perspectivas afluentes. Porém, não é simples todos se darem conta delas.

A nossa viagem a Rondônia se focou nas dificuldades de natureza subjetiva que entravam o desenvolvimento maior dos comunistas. São dificuldades de direção. A natureza delas, claramente demonstrada nos debates, é uma visão apequenada, despolitizada e fixada em interesses imediatos menores. Parece-se perder de vista que quem pode o mais, pode o menos. Ou seja, será preciso formular o projeto político com largueza e ousadia e coesionar o partido em torno dele. Particularmente, será preciso fortalecer a direção, sua autoridade, seu prestígio, na medida da capacidade de formulação e condução de um projeto unitário, pondo-se acima dos interesses menores.

Houve uma grande adesão a esse ponto de vista. Com isso se poderá superar fenômenos negativos que incidem na direção, à revelia da militância, expressa em disputas, interesses personalistas e falta de defesa dos interesses e unidade de todo o Partido.

O chamamento foi intenso. Lá há enorme terreno para fortalecer a CTB e a UJS, além de outras frentes. Há uma direção política sagaz, com alguma experiência e que de fato é interlocutora do mundo político local. A chapa própria pretendida em Porto Velho está faiscando de nomes.

Por tudo isso, a vitória do projeto Chiquilito 2012 começou agora, impedindo que se tropique nos pés em função de abstrações alheias aos interesses gerais do PCdoB. A conferência estadual será antecipada e deverá coroar essa maturação promovida pelos debates realizados.

Na data dos trabalhos, faleceram dois dos principais dirigentes do PT estadual, seu presidente Eduardo Valverde e o secretário geral. Mês passado havia falecido o dirigente histórico fundador desse partido. À sua memória prestamos, na ocasião, nosso tributo de honra. A luta continua. O PCdoB está nela, mais protagonista que nunca.

*secretário de Organização do PCdoB