Elza Monerat e Helenira Resende são homenageadas em Vitória

Como parte das comemorações do 8 de Março em Vitória, foram homenageadas as Camaradas Helenira Resende e Elza Monerat. O evento foi promovido pela Secretaria dos Movimentos Sociais e da Mulher do Comitê Municipal de Vitória.

Fala Yule

Dando início aos trabalhos, Luciana Bernardes leu texto de João Amazonas que ressalta a centralidade da luta das mulheres dentro da luta pelo Socialismo enfatizando que a simples superação do Capitalismo por si só não resolve a questão da mulher já que boa parte dos preconceitos sexistas ainda persistiriam o que exige desde já um enfrentamento firme.

Em sua fala, o Presidente Municipal, José Suzano, destacou a necessidade do evento para resgatar a história de luta das camaradas que serve de combustível para a militância, reforça a luta contra o preconceito no momento em que elegemos a primeira mulher Presidente do Brasil e ressaltou a importância da organização das bases do partido.

O Vereador Namy Chequer em sua fala fez ligação entre o momento internacional vivido pelo Brasil, a necessidade de uma inserção diferente no cenário internacional e do posicionamento central da questão da mulher nessa nova cara que se pretende dar ao Brasil potência.

A Secretária de Comunicação da Base de Jardim Camburi, Yule de Paula, leu poema de autoria anônima que exalta a força das mulheres representadas por Helenira e Elza.

Por sua vez, Marcilene Guimarães e a Camarada Isabel pela Base Sindical de Vitória, apresentaram textos sobre passagens marcantes na vida das homenageadas ressaltando o ambiente hostil em que militavam além da abnegação e do desprendimento que caracterizaram suas trajetórias políticas..

Ao final foram inaugurados dois painéis pintados a mão pela artista da Base Cultural Lena Brotas retratando as camaradas Elza e Helenira e que agora fazem parte da decoração da Sede recém inaugurada.

Após o evento foi servido um coquetel solidário aos presentes.

Do Vermelho Capixaba