Embaixador do Vietnã visita Estado

O Embaixador da República Socialista do Vietnã no Brasil, Duong Nguye Tuong, esteve no Rio Grande do Sul para uma série de atividades.

vietnaembaixador - divulgação

Tuong visitou junto com o deputado Raul Carrion (PCdoB) a Estação Experimental do IRGA (Instituto Rio-Grandense do Arroz), em Cachoeirinha. No local, o embaixador teve audiência com o Presidente do IRGA (Instituto Riograndense do Arroz), Cláudio Pereira, e com pesquisadores da Estação.

O embaixador conheceu o campo experimental e os trabalhos desenvolvidos pela pesquisa e extensão da autarquia. O Vietnã é o maior produtor mundial de arroz e a visita teve como objetivo estreitar relações comerciais e científicas.

O presidente do Irga enfatizou o papel do Instituto na orizicultura gaúcha e os trabalhos desenvolvidos pela autarquia, além da importância da entidade para o setor arrozeiro. Pereira destacou que graças ao esforço dos técnicos, produtores e pesquisadores e de toda cadeia produtiva do arroz, o Brasil, assim como o Estado gaúcho são auto-suficientes na produção do cereal.

Tuong visitou a Expodireto, em Não-me-Toque, na quarta-feira (16). Ao meio dia de hoje (17), o embaixador e Carrion participaram de reunião almoço com empresários do setor de máquinas e equipamentos na Fiergs.

Reunião com Tarso Genro
A visita do embaixador ao governador Tarso Genro foi saudada com uma primeira abertura de relações com a Republica do Vietnã, marco da ampliação e diversificação das relações internacionais do Estado.

Comitiva de deputados estaduais
Carrion, que intermediou a visita e acompanhou o embaixador lembrou durante o encontro com Tarso, que o contato com o Vietnã vem desde o final do ano passado, visando um maior entrosamento entre o país e o Estado. "Tivemos em janeiro visitando em caráter privado o Vietnã e, no retorno, passamos a construir uma comitiva de deputados que irá visitar o país, conhecer as reformas econômicas, políticas, a cultura, estabelecer contato com as empresas sejam estatais ou privadas que hoje atuam no Vietnã", ressaltou o deputado. A comitiva da Assembleia deve embarcar no próximo dia 20 de abril.

O embaixador encontrou também o presidente da Assembleia, Adão Villaverde, o presidente do Tribunal de Jusitça, Leo Lima, o presidente do TRT, Carlos Robinson, e o reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto.

O jantar de despedida e confraternização com a direção do PCdoB aconteceu na Churrascaria Roda de Carreta, do CTG 35, e teve a participação do presidente estadual da sigla, Adalberto Frasson.

De Porto Alegre,
Isabela Soares