PCdoB 89 Anos de Luta defendendo os trabalhadores e o povo

O comitê estadual do PCdoB no Pará lança nota em comemoração aos 89 anos de luta do PCdoB para distribuir em locais de trabalho, universidades e feiras

PCdoB 89 Anos de Luta
PCdoB 89 Anos de luta defendendo os trabalhadores e o povo brasileiro!
 

Fundado em 28 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Nasceu das primeiras greves operarias no Brasil com influência do ideário marxista leninista, viveu grande parte de sua vida na clandestinidade.

Em 1962, enfrentou o oportunismo de direita no seio da organização, foi o primeiro Partido Comunista fora do poder a romper com o revisionismo. Reorganizou-se, adotando a sigla de PCdoB, e realçou sua marca revolucionária.

A trajetória dos comunistas e de seu Partido no Brasil é incontestável, são diversas as lutas e batalhas travadas pela organização, greves operarias, luta pelo desenvolvimento, enfrentamento a ditadura militar com Guerrilha do Araguaia, luta pelas diretas e pela soberania, são acontecimentos que forjaram a disciplina e a combatividade de seus militantes e quadros. A história de luta dos comunistas se confunde com a história do povo brasileiro.

Com a conquista da legalidade em 1988, o PCdoB vive um dos períodos mais rico de sua construção. Reafirmando a teoria científica marxista-leninista, o Partido busca desenvolver criativamente e aplicar de acordo com a realidade brasileira, levando em conta nossas características, sua cultura e suas especificações.

Pratica o principio do centralismo democrático, estimulando o debate e a livre expressão de seus militantes e filiados. Dessa forma constrói as orientações partidárias.

Sob a direção de seu centro dirigente toma as decisões que são válidas para todos, subordinando o interesse individual sobre o interesse do coletivo. Assim se construiu o PCdoB durante esses 89 anos.

Hoje participamos do governo popular da presidenta Dilma, através do Ministério do Esporte e lutamos pelo êxito desse governo, no sentido de avançar na democracia e conquistar um Brasil soberano e desenvolvido, com inclusão social e valorização do trabalho.

Na última eleição o PCdoB conquistou 15 vagas na Câmara Federal dos Deputados e possui dois senadores da Republica, além de mandatos estaduais e centenas de vereadores em todo Brasil.
É com esse espírito de luta que o Partido Comunista do Brasil vai às praças e as ruas no mês de março em todo país comemorar essa importante data pra luta do povo. Vamos erguer a bandeira mais alta da luta pelo o socialismo.

Viva a Classe Operaria e os trabalhadores brasileiros!
Viva a Democracia, a Amazônia e a Soberania Nacional!
Viva o socialismo!
Viva o Partido Comunista do Brasil!

Comitê Estadual do PCdoB-Pará