Plenária da UJS define calendário de lutas do semestre

No último sábado (19), cerca de 30 jovens ignoraram a forte chuva que caiu em Manaus para participar da plenária estadual da União da Juventude Socialista (UJS), que ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL). O posicionamento sobre as medidas conservadoras do início do governo Dilma e o calendário de atividades da organização para o primeiro semestre foram as pautas principais do encontro.

O dirigente nacional da UJS, Luís Felipe, acompanhou a atividade e falou sobre as particularidades políticas no Brasil e no mundo. Segundo ele, o período em curso exige maior peso das mobilizações juvenis para conter as iniciativas conservadoras que caracterizam o início do governo Dilma e, também, conquistar reformas progressistas no resto do mundo ainda abalado pelos efeitos da crise econômica.

No fim de semana marcado pela visita do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, ao Brasil, Luis Felipe ainda destacou a importância de combater a política externa desenvolvida pelos norte-americanos, baseada em guerras e no uso da força para dominar grandes reservas naturais, sobretudo, de petróleo no mundo todo.

Jornada de Lutas e Congresso da UNE

Prevista para ocorrer ao longo dessa semana em todo Brasil e no dia 29 em Manaus, a jornada de lutas da UNE e da UBES empolgou os presentes. Além da defesa dos 10% do PIB para educação e 50% do fundo social do pré-sal para a educação, o combate ao aumento da tarifa do transporte coletivo e a defesa do passe livre para todos os estudantes de Manaus foram apontados com temas centrais da Jornada.

A tarde foi dedicada, sobretudo, ao 52˚ Congresso da UNE e 5˚ Congresso da UEE-AM. Na ocasião, foi destacado o Plano de Mobilização que tem como meta atingir 100% das Universidades do Amazonas. “Este será o objetivo central da militância da UJS no semestre que pretende conquistar uma grande vitória para o movimento “Transformar o sonho em realidade”, afirma o Presidente Estadual da UJS Bruno Correa.

Fonte: União da Juventude Socialista (UJS)