Sem categoria

Senadora divulga críticas do PCdoB às medidas econômicas

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou as medidas do governo federal que vêm sendo adotadas para garantir o ajuste fiscal e a meta inflacionária. Em discurso no Senado, na sexta-feira (18), a parlamentar reconheceu o esforço da presidente Dilma Rousseff para garantir o crescimento econômico do país, mas afirmou que as medidas são "extremamente rígidas".

“As medidas fiscais que vêm sendo adotadas talvez sejam rígidas demais, podendo vir a comprometer a continuidade, o ciclo de crescimento, o ciclo virtuoso que nós temos conquistado no Brasil”, alertou Vanessa Grazziotin.

Leia também: Resolução do Comitê Central do PCdoB sobre a situação econômica
 

Ela defendeu a revisão dessas metas para garantir que o país possa continuar crescendo e avançando cada vez mais. A senadora garantiu que não está defendendo o fim dos cortes no Orçamento da União, pois acha "necessário um certo equilíbrio", mas assinalou que "está muito exagerado".

Ainda com relação ao Orçamento, a senadora observou que, no seu entendimento, não houve um corte de R$50 bilhões, mas sim um contingenciamento, que pode ser encerrado a qualquer momento, "se não em todo, pelo menos em parte".

Em aparte, o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que as metas rigorosas de vários governos estão "escravizando as políticas públicas do mundo". Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) ressaltou que esses cortes orçamentários não são seletivos e ponderou que "corte não seletivo é burro, porque não atinge os objetivos a que se propõe".

Fonte: Agência Senado