Sem categoria

Chico Lopes destaca dois eventos importantes do dia 25 de março

A abolição da escravatura no Ceará e a fundação do PCdoB – dois eventos ocorridos no dia 25 de março – levaram o deputado Chico Lopes – cearense e comunista – a dedicar um longo discurso na Câmara, nesta sexta-feira (25), para saudar os dois acontecimentos – “marcos históricos do Brasil”. O parlamentar disse que o seu Partido tem especial preocupação com a política macroeconômica brasileira e que lutará pelos ajustes necessários nos quatro anos de Governo Dilma.

O deputado falou sobre a trajetória do PCdoB, desde a sua criação na cidade de Niterói (RJ) nos anos 20 do século passado, mas deteve-se na luta presente e nos desafios para o futuro.

“Após o Governo Lula, que entrou para a história como um reencontro do povo brasileiro consigo mesmo, com avanços e conquistas na melhor compreensão do papel do Poder Público e na execução de suas tarefas, temos pela frente os horizontes a serem abertos no governo da Presidenta Dilma Rousseff, eleita pelo povo como um endosso à importância e à validade desse projeto político, mas também com uma missão de fazer mais que apenas lhe dar continuidade”, disse o parlamentar.

Para ele, o grande desafio do Brasil, nos próximos quatro anos, é ampliar as conquistas alcançadas, dando sequência ao trabalho de inclusão social e de reforço da real democratização de nosso País. E falou sobre a preocupação do Partido em dar passos “mais largos e velozes” nessa direção.

“Essa nova fase implica avanços na conquista da soberania nacional e na manutenção de uma política externa independente e requer uma democratização da política, da sociedade e dos meios de comunicação, uma das trincheiras da oposição”, assinalou.

E alertou para a diversidade de pensamentos e posições dentro do governo, reforçada pela pressão da mídia conservadora, que tenda impor ao Governo uma agenda que foi derrotada pelo povo brasileiro nas últimas eleições, destacando que “o avanço das mudanças no País não combina com o corte dos gastos para investimentos, a paralisação de obras importantes, o arrocho salarial dos funcionários públicos e dos trabalhadores como um todo”.

Crise capitalista

Para manter o crescendo econômico do País, o deputado disse que é preciso “fugir às armadilhas montadas pela crise sistêmica global e proteger a economia e a moeda nacionais com medidas efetivas, evitando a continuidade da valorização excessiva do Real e elevando progressivamente a taxa de investimento.”

Segundo ele, “precisamos de limites para a entrada e a saída de dólares no País, diminuindo o poder do capital especulativo, e, sobretudo, encarar o desafio de retirar o Brasil da lista de países com as mais altas taxas de juros do planeta.”

Contra esse círculo vicioso, ele propõe u ciclo virtuoso: ampliação do crédito, reajustes do salário mínimo e ganhos reais para todos os trabalhadores, elevação do consumo das famílias e aumento nos investimentos, investimento de 25% do Produto Interno Bruto, avanço na superação das desigualdades regionais.

“No contexto de um mundo sob a égide de uma grande crise capitalista, avançar nesse caminho é contribuir para, cada vez mais, fazer do Brasil um País soberano, democrático, socialmente avançado e solidário. Um acúmulo de forças rumo à construção de uma Nação socialista”, concluiu.

Dragão do Mar

Chico Lopes fez também uma saudação ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, que, por sua bravura indômita, ficou conhecido como Dragão do Mar, o herói cearense que há 127 anos vetou o desembarque de escravos no Ceará, marcando assim a liberdade para os negros em nosso Estado.

O deputado João Paulo Lima (PT-PE), ex-prefeito de Recife, que na ocasião do discurso, presidia sessão plenária, parabenizou Chico Lopes, “pela brilhante intervenção contando a história desse partido extraordinário, que é o PCdoB, e da terra de V.Exa., com suas praias maravilhosas, terra de Iracema”, acrescentando que “esse é um partido com o qual venho convivendo ao longo de tantos anos nas lutas a favor do proletariado em Pernambuco e no Brasil.”

De Brasília
Márcia Xavier