Primeiro lote de ovinos está no Acre

Os 400 animais estão se ambientando no Parque de Exposições

ovinos está no Acre

 Estão saudáveis, alimentando-se e se ambientando ao clima. Após o estresse da viagem entre a cidade de Valente, distante 250 quilômetros de Salvador (BA), e Rio Branco, as quatrocentas ovelhas das raças Santa Inês e Dorper estão sendo preparadas para ser entregues aos produtores rurais que já foram cadastrados e estão aptos ao manejo dos animais. O governador Tião Viana entregará este primeiro lote do total de 20, nesta terça-feira, 22,  a partir das 11h30, no tatersal da Expoacre.

A atividade da ovinocultura ainda é  embrionária no Acre, mas o governo do Estado está estimulando a melhoria genética, aumento de volume da produção e o fechamento da cadeia produtiva através do apoio à instalação de um frigorífico e do fortalecimento da criação. Ao todo, serão oito mil animais que serão entregues a 600 produtores rurais até o mês de setembro deste ano.

Este primeiro lote beneficiará  30 produtores rurais que já se cadastraram, receberam a vistoria dos técnicos da Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap), da Secretaria Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e estão prontos para colocar os animais em seus pastos.

As raças trazidas da Bahia promoverão o melhoramento genético do plantel acreano, garantindo mais ganho de peso em menos tempo. “Em dez meses a ovelha já atinge o peso de corte, cerca de 15 quilos”, afirma o médico veterinário responsável pelo acompanhamento das criações no estado, Alan Palu. O trabalho de assistência técnica será compartilhado entre governo, por meio das Seap e Seaprof, e rede privada de assistência.
O governador Tião Viana tem se esforçado para cumprir o compromisso de estimular a economia do Acre. O potencial rural e industrial está recebendo atenção especial do governo do Estado para impulsionar a diversificação de negócios, o crescimento e a geração de empregos e renda. No fim da cadeia de investimentos está a melhoria da qualidade de vida dos acreanos.

Na produção rural, o governo está  investindo em florestas plantadas, com destaque para o plantio de espécies determinadas como a seringueira. Está investindo em piscicultura e, como nesse caso, em ovelhas. De acordo com o secretário de Agropecuária, Mauro Ribeiro, a ovelha é mais um animal que vai compor o mix de produção das propriedades.

“Essa é uma criação que demanda pouco tempo para manejo, cerca de duas horas por dia. No resto do tempo o produtor vai cuidar dos outros produtos, seja plantação ou criação de outros animais, como o peixe. E o interesse é grande. Depois que o governador anunciou o telefone não parou de tocar”, explicou Ribeiro.

Já está em 60 o número de produtores aptos a receber os animais em municípios como Rio Branco, Plácido de Castro e Sena Madureira.

Grande expectativa

O produtor rural Ademar Pereira Santos é um exemplo de como anda a expectativa da categoria em relação à criação. Na manhã de hoje ele foi fazer uma visita ao secretário de Agropecuária, Mauro Ribeiro, e aproveitar para dar uma olhada nos animais que pastavam no Parque de Exposições Castelo Branco.

“Vim para convidar o secretário para conhecer a minha propriedade e ver que eu já estou pronto para receber os animais. Já tenho a casa para as ovelhas e os piquetes”, disse Santos. Ele já trabalha com gado leiteiro e também está se preparando para criar peixes na sua propriedade em Plácido de Castro.

“Eu já tenho umas ovelhas, mas preciso melhorar a genética para poder entrar nesse mercado de carne de ovino. Eu vivo da terra. Então quero transformar a minha propriedade em um ativo econômico.”

Ademar Santos também comentou que está muito feliz com esse incentivo do governo. “Era uma coisa que eu nunca esperava. É um incentivo que não fica só pelo boi. É um negócio que dá certo.” 

Fonte: Agêcia de Notícias do Acre