Sem categoria

Desastre nuclear: Japão pede para evitar tomar água de torneira

As autoridades japonesas recomendaram nesta quarta-feira (23) aos pais evitar que suas crianças consumam água de torneira em Tóquio, por causa da presença de iodo radioativo.

De acordo com funcionários públicos, o nível desse material na água é o dobro do que é recomendado pelas autoridades sanitárias, ao mesmo tempo, afirmaram que seria necessário consumir uma quantidade muito elevada de água para arriscar a saúde.

O governo também aconselhou os habitantes de Fukushima a não ingerir 11 tipos de vegetais de folhas verdes, cultivadas nas áreas afetadas pela radiação que escapou dos reatores danificados pelo terremoto da Usina Nuclear Fukushima – Daichii.

Mesmo assim, o governo proibiu os produtores agrícolas de não venderem esses produtos no mercado público, como também o leite e a salsa.

"Embora não exista risco para a saúde caso alguns destes alimentos forem consumidos de forma casual, esta situação poderá se prolongar por muito tempo, essa é a razão pela qual não se recomenda a ingestão desses alimentos", assinalou Yukio Edano, secretário de gabinete japonês.

O terremoto e o tsunami que assolaram o Japão em 11 de março causou danos em seis reatores. A energia foi restabelecida em cada um deles, mas nesta quarta se observou a fuga de fumaça negra no número três.

O tremor de 9 graus na escala Richter ocasionou um tsunami de mais de 10 metros de altura, que varrou a costa leste do país e matou mais de 9 mil pessoas, enquanto 14,7 mil permanecem desaparecidas, segundo dados oficiais.

Cerca de 500 mil pessoas estão desabrigadas no país em consequência das catástrofes naturais e 300 mil estão em centros de evacuação.

Fonte: Prensa Latina