Lula Morais: Brasil teve soberania agredida na visita de Obama
O deputado Lula Morais (PCdoB) criticou, na sessão plenária desta terça-feira (22/03), algumas medidas adotadas pelo governo dos Estados Unidos durante a visita do presidente Barack Obama ao país. De acordo com Lula, em encontro com a presidente Dilma Rousseff, Obama autorizou o início da ofensiva militar norte-americana na Líbia.
Publicado 23/03/2011 09:57 | Editado 04/03/2020 16:32
Outro ponto criticado pelo deputado foi a revista feita por agentes norte-americanos nos ministros brasileiros, em evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria para o líder estadunidense. “A revista consistiu em uso de bastão e portal detector de metais”, lamentou.
Para Lula, as duas medidas fizeram com que “parte da soberania brasileira fosse agredida”. “Nem tudo que aconteceu com a vinda do Obama para cá foram flores. Nesta visita, ele não conseguiu unir toda sua força”, afirmou. O comunista ressaltou, ainda, que três países que, juntamente com o Brasil, foram o grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) não marcaram presença na visita norte-americana.
Em aparte, o líder do Governo na Casa, deputado Antonio Carlos (PT), observou que os Estados Unidos são um país imperialista e que tenta desestabilizar outros governos legitimamente eleitos. Todavia, o Brasil tem tido uma postura muito dura em relação a isso.
“A direita nacional está tentando desconstituir o presidente Lula, separando a imagem de Dilma da do ex-presidente. Mesmo assim, a gente tem tido uma postura muito firme. E entendemos que não se pode deixar de ter protestos e manifestações por tudo que os americanos representam”, afirmou o petista.
Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa