Projetos de mobilidade devem ser apresentados até 3 de abril

A Prefeitura de Fortaleza tem até o dia 3 de abril para apresentar projetos de mobilidade para receber recursos do PAC da Mobilidade Urbana, da ordem de R$ 2,4 bilhões. O alerta foi dado pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB) no plenário da Câmara na última terça-feira (22/03).

O assunto foi discutido durante reunião temática realizada pelo mandato da vereadora, que reuniu representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE), do Sindicato dos Engenheiros e de outros, e contou com a participação do senador Inácio Arruda (PCdoB).

Segundo Eliana, o PAC da Mobilidade vai deixar um legado para as 24 cidades brasileiras que devem fazer parte do Programa, beneficiando 40% da população brasileira. Em Fortaleza, as intervenções prioritárias devem ocorrer, conforme ela, nas avenidas Alberto Craveiro, Raul Barbosa, Paulino Nogueira, Dedé Brasil e Via Expressa, e serão complementadas com a instalação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), ligando os bairros Mucuripe e Parangaba.

“Tenho certeza que Luizianne Lins e Cid Gomes vão entregar os projetos no prazo. A presidenta Dilma é clara: quem não apresentar os projetos, não recebe recursos”, ressaltou a vereadora.

Áreas de risco

Eliana também citou os encaminhamentos da audiência pública que discutiu a quadra chuvosa de Fortaleza, realizada na última quarta-feira, 16. Dentre os encaminhamentos, encontram-se o ajuste no projeto autorizativo que cria a locação social, mecanismo que permite que o Poder Público Municipal alugue moradias para famílias em situação de risco; a criação de um comitê para tratar das áreas de risco de Fortaleza, com a participação do Estado, do Município e das entidades, e a inserção da Comissão de Direitos Humanos da Câmara no Grupo de Trabalho vinculado à Guarda Municipal.

Eliana informou ainda que a comunidade do Poço da Draga solicitou a visita da Comissão Especial da Copa 2014. O Poço da Draga se insere em uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Além disso, a comunidade será vizinha do Acquario, projeto do Governo do Estado que pretende construir um oceanário em Fortaleza.

Fonte: Câmara de Fortaleza