Sem categoria

Embraer faz acordo para financiamento de avião na China

A Embraer assinou um memorando de entendimento com uma subsidiária do Agricultural Bank of China para financiamento e leasing de aviões na China e outros países, ampliando uma série de acordos da empresa no país asiático.

O acordo anunciado nesta quinta-feira, foi firmado com o ABC Financial Leasing e pode atingir 1,5 bilhão de dólares nos próximos cinco anos. Segundo a fabricante brasileira, o foco do acordo são mercados de aviação regional, executiva e agrícola na China.

“O acordo mostra forte confiança da comunidade financeira chinesa na Embraer”, afirma a fabricante de aviões. Atualmente, a empresa tem 115 pedidos firmes de clientes chineses e mais de 80 aeronaves entregues e em operação no país.

Em janeiro, o presidente da Embraer, Frederico Curado, afirmou em Davos que a China é um alvo de investimento de longo prazo da companhia. No mesmo mês, a Embraer divulgou a venda de 10 aviões comerciais para a chinesa CDB Leasing, em um negócio estimado em 400 milhões de dólares a preços de tabela das aeronaves, que foi acertado cerca de um ano depois de um memorando de entendimentos.

Outro grande acordo de financiamento acertado pela Embraer na China foi com a Avic International Leasing, desta vez em novembro e com potencial para atingir 1,5 bilhão de dólares em cinco anos.

O fato reflete a crescente influência da China na economia brasileira, que acompanha a rápida ascensão da potência asiática na América Latina, movimento que tem contrapartida no declínio da liderança econômica dos Estados Unidos na região.

Com agências