Sem categoria

Projeto Memória Viva exibe depoimento de Maria Prestes

O vídeo com o depoimento da militante comunista Maria Prestes – companheira por quatro décadas de Luiz Carlos Prestes, o ‘Cavaleiro da Esperança’ – será apresentado pelo Projeto Memória Viva na próxima terça-feira (29), às 19 horas, no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim-RJ).

Filha do militante comunista João Rodrigues Sobral, o 'Camarada Lima', a pernambucana Maria Prestes tem uma biografia marcada desde cedo pela luta ideológica, pela clandestinidade, pelo exílio e pela superação.

Designada em 1952 para integrar a equipe responsável pela segurança de Luiz Carlos Prestes em um “aparelho” em São Paulo, tornou-se sua companheira e mãe de 9 de seus 10 filhos. Ao lado de Prestes, ela conheceu de perto os bastidores da história política da esquerda nacional e internacional da segunda metade do Século 20.

Sobre o Projeto Memória Viva

O Projeto Memória Viva aposta na possibilidade oferecida pela história oral como metodologia ao acesso a informações do passado recente, bem como à compreensão de lacunas não preenchidas pela história escrita. Desde 2002, o Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart desenvolve o registro audiovisual de depoimentos de mulheres de reconhecido vigor em suas trajetórias.

Em nove anos de existência, o Memória Viva constituiu – com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) – um substancial acervo histórico destinado ao estudo e à pesquisa. O material inclui os depoimentos da ativista política Elza Moneratt, da líder quilombola Vó Rosa, das atrizes Ruth de Souza e Norma Geraldy, da socióloga Jacqueline Pitanguy, da ex-governadora do Estado do Rio de Janeiro Benedita da Silva, das jornalistas Miriam Leitão e Ana Arruda Callado, das escritoras Nélida Piñon e Rose Marie Muraro, da deputada Heloneida Studart, entre outras.

Cedim

Criado em 1987, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro – Cedim-RJ faz parte da Superintendência dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e há 24 anos atua na elaboração e no assessoramento de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero. Através do Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, o Cedim estimula e divulga a produção artística feminina, através de iniciativas que visem a preservação da memória de mulheres que tenham atuado no processo de construção de uma sociedade mais equânime.