Sem categoria

Terremoto no Japão já matou mais de 10 mil pessoas

O número de mortos pelo terremoto e o subsequente tsunami do último dia 11 no Japão aumentou a 10 mil, enquanto que o número de desaparecidos somam 17.443, segundo fontes oficiais.

Os evacuados pelas consequências destes desastres são estimados em 250 mil, distribuídos em 1.900 centros.

Duas semanas depois desses fenômenos, a crise que provocaram na usina nuclear Fukushima 1 continua preocupando também mais além das fronteiras do Japão.

De acordo com a empresa Tokyo Electric Power , operadora da central, a água a que três trabalhadores foram expostos nessa instalação continha materiais radiativos 10 mil vezes a mais que o nível normal.

Essa situação reforça a possibilidade de que parte do combustível do reator 3 ou o armazenado na piscina de barras usadas tenha sofrido danos.

Segundo se informou, são 17 as pessoas da central afetadas por uma radiação acima do permitido em qualquer situação de emergência.
A contaminação com material radiativo foi confirmada antes em vários vegetais, leite e água em regiões próximas à usina Fukushima 1.

Os esforços na usina se concentram no restabelecimento do sistema elétrico dos reatores, já conectados a uma linha externa, e a comprovação do estado dos equipamentos.

Tudo isto é necessário para avançar para a reabilitação dos sistemas de resfriamento e assim tratar de aliviar esta tragédia e evitar consequências piores.

Prensa Latina