Sem categoria

PCdoB homenageia comunistas na Alesp em seus 89 anos

Na abertura, o Hino Nacional Brasileiro, e A Internacional no encerramento. Com as marcas da ideologia socialista e da identidade nacional, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) teve um ato de comemoração dos seus 89 anos de história nesta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), por solicitação da deputada comunista Leci Brandão.

89 anos PCdoB em SP - Ricardo Reis
Leia também

O PCdoB foi fundado em 25 de março de 1922 e o mandato de estréia do partido na Alesp foi em 1947, conquistado na primeira eleição estadual após a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). O partido emplacou a terceira maior bancada, com 11 deputados — o PSD elegeu 26 e o PTB, 14. Entre os parlamentares comunistas figurava o nome do intelectual Caio Prado Júnior. 64 anos depois, o PCdoB vê dois deputados estaduais reocuparem o espaço dos comunistas na Alesp: Leci Brandão e Pedro Bigardi.

O ato de comemoração dos 89 anos do partido privilegiou a homenagem a ex-deputados estaduais comunistas em São Paulo. Proponente do ato, a cantora e deputada estadual Leci Brandão deu um emocionante depoimento: “não tive oportunidade de pegar nas armas, não fui militante. Minha filiação é recente. Entretanto, tenho muito orgulho de pertencer às fileiras de um partido que nasceu com a luta da classe operária, que teve homens e mulheres assassinados por querer o bem comum e a defesa dos direitos sociais”.

Foto: Ricardo Reis
Leci Brandão afirmou que a presença do PCdoB no governo federal fortalece a nação, "porque é a presença do socialismo".

Uma negra na Alesp

Leci relatou, ainda, que perdeu as contas de quantas vezes viu bandeiras do PCdoB em seus shows. A cantora avalia que foi estigmatizada pela mídia, “que não suporta artista que canta protesto, e eu cantava sem saber”, disse a deputada. Leci Brandão é a 2ª mulher negra a assumir uma cadeira na história da Alesp.

A sambista é também a segunda mulher comunista a se eleger deputada estadual por São Paulo. A primeira foi Ana Martins, presente ao ato. Ana, que atualmente atua como secretária da mulher do PCdoB de São Paulo, disse que o PCdoB viveu “89 anos em que uma política jovem e renovada não abriu e não abre mão de lutar pela melhoria da sociedade e para derrotar o capitalismo”. A dirigente valorizou a eleição da primeira mulher para a Presidência da República e afirmou que não há democracia possível se 52% da população, que são as mulheres, estiverem alijadas da participação.

Foto: Ricardo Reis
O deputado Pedro Bigardi ficou como suplente na eleição de 2006 e assumiu sua cadeira na Alesp em 2007, antes de ser eleito em 2010.

Bigardi

O deputado Pedro Bigardi disse ter se emocionado muito no momento da sua posse como deputado nesta legislatura, emoção que atribuiu ao peso da história do PCdoB. “Não estou aqui por mim – nem a Leci –, mas pela história do partido. Somos uma pequena parte desse processo de construção de luta pelo socialismo”, disse o parlamentar.

Outros comunistas que representaram o PCdoB na Alesp em legislaturas anteriores também participaram do ato, como o vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nilvado Santana e o vereador Jamil Murad (PCdoB), que foram deputados por três legislaturas cada um. O presidente do PT estadual, Edinho Silva, a presidente do PCdoB estadual, Nádia Campeão, e o do municipal Wander Geraldo, também compuseram a mesa, além do carismático vereador Netinho de Paula (PCdoB). Representando a juventude, o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), Carlos  também teve a oportunidade de parabenizar o PCdoB na atividade, constatando que o partido “chega aos 89 mais jovem do que nunca”.

Fotos: Ricardo Reis
Jamil reforçou o caráter coletivo da causa socialista: "fisicamente nós podemos passar, mas a nossa causa se perpetua nas gerações para atingir o socialismo". 

Exemplo de brasileiro

Jamil Murad disse que Netinho é um exemplo de brasileiro e depois estendeu a caracterização a Leci para completar: “nós precisamos ver nesses exemplos o potencial do povo brasileiro. A nossa causa precisa de gente, para lutar pela libertação, pela emancipação do nosso povo. O PCdoB é a alavanca que levanta os filhos do povo”, disse o vereador.

Netinho retribuiu, fazendo referências elogiosas a Jamil e afirmando que tem orgulho de estar no PCdoB. “Temos a oportunidade de ser o partido que verdadeiramente representa este povo”, disse Netinho.

Já Nivaldo iniciou sua intervenção de forma poética, citando Fernando Pessoa: “Se a memória é tudo quanto temos, é melhor lembrar pouco do que nada”, declamou Nivaldo. O dirigente sindicalista fez questão de agradecer a toda a equipe que participou dos seus mandatos quando era deputado e disse que há quatro pilares que marcam a trajetória do PCdoB: a defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e do povo, da soberania nacional e da solidariedade internacionalista.

Nesta semana haverá ainda uma festa de comemoração do aniversário do PCdoB na capital paulista. O evento será no domingo (27), no CMTC clube.

De São Paulo, Luana Bonone