Sem categoria

Chávez realiza visita ao Uruguai para aprofundar relações

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, realiza nesta quarta-feira uma visita ao Uruguai para aprofundar as relações de cooperação e solidariedade. Ele e seu colega e anfitrião, José Mujica, passarão em revista o andamento dos acordos bilaterais.

Ambos os mandatários manterão um encontro privado na residência presidencial em Montevidéu, antes da reunião entre ministros de ambas as partes, assinarão acordos e darão uma coletiva de imprensa.

Os dois presidentes assistirão a uma apresentação da Orquestra Juvenil e Infantil José Artigas.

Chávez participará de um encontro com estudantes, trabalhadores e movimentos sociais a favor da Paz e da integração dos povos no auditório Salvador Allende da Faculdade de Medicina da Universidade da República.

"É preciso concretizar algumas coisas, tratar de melhorar as relações; é uma viagem meio relâmpago, de apenas um dia”, comentou Mujica numa entrevista na televisão.

Ele assinalou a importância de que o Senado paraguaio aprove a entrada da Venezuela no Mercosul.

"É importante para nós e para o Paraguai, porque contribui para mitigar a assimetria natural que existe no Mercosul entre os pequenos e grandes países (Brasil e Argentina)", comentou.

Raúl Sendic, dirigente da empresa estatal petrolífera uruguaia Ancap, adiantou à imprensa que as conversações entre Chávez e Mujica incluirão a assinatura de um acordo de associação para explorar dois poços petrolíferos da faixa do Orinoco, rio venezuelano.

O convênio representará um investimento de US$ 1,5 milhão e criará uma empresa mista entre a Ancap e Petróleos de Venezuela (Pdvsa).

Chávez realiza um giro sul-americano que se iniciou na Argentina e continuará na Bolívia e Colômbia.

Prensa Latina