Fortaleza: Comitê inicia mapeamento das áreas de riscos

Criação do comitê foi uma demanda da audiência pública que discutiu a quadra chuvosa.

A Câmara Municipal, o Comitê das Áreas de Ricos de Fortaleza, instituições públicas e da sociedade civil debateram nesta terça-feira (29/03), a situação das áreas de riscos na Capital. Durante o encontro, na sede do Legislativo, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) relatou a existência de alto risco nas construções em cima das redes coletoras do órgão. Estes locais, atualmente, não estão contabilizados como áreas de risco.

Com base na informação, o Comitê organizará um mapeamento dessas áreas, unificando os dados que serão apresentados pela Defesa Civil do Município e Estado, Cagece, Defensoria Pública e movimentos sociais. Para a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), presidente da Comissão de Diretos Humanos da Câmara, este levantamento poderá rastrear os pontos com uma maior urgência da intervenção dos poderes municipais e estaduais.

O encontro enfocou ainda a necessidade de regularização dos conjuntos habitacionais construídos pela Companhia de Habitação do Ceará e o reassentamento das famílias na Área de Preservação Ambiental do Vila Velha. Como destacou o defensor público, José Lino Fonteles, os moradores sofrem com a falta de intervenções do poder público, como saneamento básico, e que a saída estar no Programa Minha Casa, Minha Vida.

Outro ponto levando durante a reunião foi o mau uso das redes de esgoto e pluviais, o que ocasiona a maioria dos alagamentos. O técnico da Cagece, Marcelo Henrique Mendes, relatou a dificuldade do órgão em acabar com as ligações clandestinas, tendo em vista que a fiscalização fica a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

O coordenador geral da Defesa Civil do Município, Arísio Santiago, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura para diminuir os agravos da quadra chuvosa. Dentre as ações, a identificação e notificação de locais, no Centro da Capital, encontrou 92 prédios de alto risco.

Um novo encontro do Comitê está marcado para o dia 26 de abril, às 14h30, na Câmara Municipal de Fortaleza. O grupo hoje está composto pelo Legislativo Municipal, representado pela vereadora Eliana Gomes, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Cagece, Defesa Civil de Fortaleza, Defensoria Pública e Federação de Bairros e Favelas.

Fonte: Câmara de Fortaleza