Sem categoria

Equador defende participação do México na Unasul

O vice-ministro das Relações Exteriores do Equador, Kintto Lucas, revelou a possibilidade do México integrar a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) como "estado associado", depois de uma reunião bilateral com o vice-chanceler do México para América Latina e Caribe, Rubén Beltrán.

"Há uma boa vontade política e o Equador será o patrocinador [da iniciativa]", garantiu Lucas em uma coletiva de imprensa.

Em 11 de março entrou em vigência o tratado constitutivo do bloco sul-americano, que permite a admissão de "estados associados" depois da aprovação do conselho de presidentes. Integram a Unasul os 12 países da América do Sul.

"Queremos ser parte da história que a Unasul está escrevendo. Vemos com enorme respeito a Unasul e nos sentiríamos muito excluídos se não fizéssemos parte dela", declarou Rubén Beltrán, que completou dizendo que o mexicano é um povo "essencialmente latino-americano".

A reunião entre os representantes dos dois países aconteceu depois de um incidente diplomático, ocorrido na semana passada, quando o presidente equatoriano, Rafael Correa, afirmou que no México os cartéis de droga controlam "territórios completos". A declaração foi rechaçada pelo governo mexicano.

Apesar disso, o vice-chanceler mexicano avaliou como "muito rica, produtiva e construtiva" a relação entre as nações.

Fonte: Ansa