Karla Trindade presta homenagens ao PCdoB e Edvaldo Nogueira
Publicado 02/04/2011 07:29 | Editado 04/03/2020 17:20

“Ao longo destes 89 anos, o PCdoB enfrentou momentos de cerceamento e mitigação da democracia, se tornando em várias ocasiões alvo principal da arbitrariedade e da truculência. Mas, com a tenacidade de sua militância e a força de seus ideais, seja através dos movimentos sociais, seja na atuação institucional ou na luta de idéias, o PCdoB foi peça fundamental para conquistar e assegurar, aos dias atuais, o estado democrático de direito e o respeito ao exercício da cidadania.”, afirmou a vereadora.
Karla ressaltou a contribuição importante do Partido Comunista do Brasil para a realização de um sonho que parecia impossível, o de eleger o operário Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil, marcando o início de uma nova era na política do país. Referiu-se à coerência do PCdoB que eleva a luta pelo Socialismo como objetivo de todos os militantes, bandeira que foi fundamental para a conquista de outro marco histórico: a eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidenta do Brasil. Sobre a atuação política do partido em Sergipe, a vereadora destacou que “Em 2006 e 2010, o PCdoB participou ativamente da disputa eleitoral e da conquista das vitórias do governador Marcelo Déda, tornando realidade o sonho de várias gerações que acreditam na pujança de nosso estado e na força de seu povo para a construção de um Sergipe de todos”.
Marca de Sergipe na história do PCdoB
Há cinco anos, o prefeito Edvaldo Nogueira entrava para a história do PCdoB, como primeiro membro do partido a governar uma capital. Nesse período, Karla Trindade participou ativamente da administração que projetou Aracaju nacionalmente como a ‘capital da qualidade de vida’, inicialmente como assessora da Juventude, depois como secretária de Governo do município e, atualmente, como vereadora de Aracaju.
A parlamentar, que representa a força jovem na bancada, fez questão de expressar sua satisfação e orgulho por participar de “um governo ético e zeloso com a coisa pública, que busca a eficiência e respeita a legalidade e que enaltece a transparência como fundamento de sua administração”. Ela destacou os avanços conquistados para a capital sergipana em diferentes áreas, elencando as várias obras e ações que nestes 5 anos transformaram a cara da cidade.“Sob a liderança do prefeito Edvaldo Nogueira, Aracaju vivencia uma gestão comprometida com o respeito a seu povo, com o desenvolvimento urbano, com a sustentabilidade, com os direitos sociais, com a educação, com a saúde e com o respeito ao funcionalismo”, pontuou.
Sobre a trajetória política de Edvaldo Nogueira, Karla Trindade ressaltou o compromisso dele com o povo ao citar: “Um político que na juventude, como líder estudantil, enfrentou a arbitrariedade e a truculência da ditadura, que como dirigente partidário sempre foi uma referência aos defensores do Socialismo, que como parlamentar foi voz ativa dos que pregavam os ventos da mudança em Sergipe e que agora como prefeito tem transformado suas ideias e compromissos em ações concretas, melhorado a qualidade de vida de nosso povo e desenvolvido a nossa cidade no rumo do progresso, da modernidade e da sustentabilidade”.
Ao finalizar o discurso parabenizando o PCdoB pelos 89 anos, a vereadora disse que se sente honrada por representar o partido, à frente de uma cadeira que já foi ocupada pelo prefeito Edvaldo e pela ex-deputada Tânia Soares. “Parabéns também à militância do PC do B, que nos movimentos sociais, na participação institucional e na luta de idéias, tem, de forma briosa, reafirmado que pode sim a humanidade construir um novo mundo sem oprimidos”, destacou.
Leia o discurso na íntegra
Excelentíssimos senhoras e senhores vereadores,
Venho à tribuna neste dia para ressaltar duas importantes datas que nós do PC do B e a sociedade temos a comemorar no mês de março. Refiro-me ao dia 25 de março, data de fundação do Partido Comunista do Brasil, bem como ao dia 31 de março, data que neste ano, completam-se cinco anos do Governo do Prefeito Edvaldo Nogueira à frente da Prefeitura Municipal de Aracaju.
No dia 25 de março de 1922, nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, um grupo de trabalhadores, representando vários estados, celebraram a criação do mais antigo dos partidos da atualidade. Sob o espectro da diminuição das desigualdades e do fim das opressões, aqueles trabalhadores deram o primeiro passo de uma grande caminhada pela qual protagonizou o PC do B e que se confundiu com a própria história de luta de nosso povo por democracia, soberania nacional e distribuição de renda.
Ao longo destes 89 anos o PC do B enfrentou momentos de cerceamento e mitigação da democracia, se tornando em várias ocasiões, alvo principal da arbitrariedade e da truculência. Mas, com a tenacidade de sua militância e a força de seus ideais, seja através dos movimentos sociais, seja na atuação institucional ou na luta de idéias, o PC do B nestes 89 anos foi peça fundamental para conquistar e assegurar, aos dias atuais, o estado Democrático de Direito e o respeito ao exercício da cidadania.
Para nós do PCdoB, só com a ampliação da liberdade democrática é possível alcançarmos o progresso e o desenvolvimento do Brasil.
Mas as dificuldades nunca foram maiores que a nossa esperança em construir uma sociedade mais humana, justa e fraterna. Pelo contrário, foi nos momentos mais difíceis e duros de nossa República que o PC do B e sua militância demonstraram força e combatividade. Não escolhemos nunca o caminho mais fácil, mas sim a rota que assegurasse uma perspectiva da transformação social. Não nos deixamos levar pelas teses que camuflavam horizontes e fragilizavam os nossos objetivos, sempre hasteamos a bandeira do Socialismo. Nunca vacilamos na crença que um outro Brasil era possível e provamos que era possível sim, um operário, o Presidente Lula, realizar um grande governo que ampliou a democracia, distribuiu renda e fez nossa economia alcançar desempenho nunca antes visto. Estivemos sempre ao lado daqueles que acreditavam e acreditam em nossa gente, independente de sua cor, idade, crença ou sexo, apostamos e conseguimos eleger a primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Roussef.
Em Sergipe o PC do B se reorganizou ainda sob a batuta do período de ditadura militar e desde então buscou influenciar e participar, de forma decisiva, dos mais importantes momentos da política sergipana, visando sempre a aglutinação de amplos setores progressistas na construção de um projeto avançado e democrático para o nosso estado. Em 2006 e 2010, o PC do B participou ativamente da disputa eleitoral e da conquista das vitórias do Governador Marcelo Déda, tornando realidade o sonho de várias gerações que acreditam na pujança de nosso estado e na força de seu povo para a construção de um Sergipe de todos.
E para nós do PC do B de Sergipe, comemorar os cinco anos do Prefeito Edvaldo no governo de nossa capital é mais uma expressão da capacidade e do compromisso que tem o nosso partido com os mais necessitados.
Nestes últimos 5 anos, o prefeito Edvaldo realizou uma gestão comprometida com os mais caros anseios da população aracajuana e promoveu uma intensa agenda para assegurar aos aracajuanos uma melhor qualidade de vida. Um governo ético e zeloso com a coisa pública, que busca a eficiência e respeita a legalidade e que enaltece a transparência como fundamento de sua administração. Que não submete o interesse público e coletivo aos desejos de alguns ou de poucos.
Sob a liderança do prefeito Edvaldo Nogueira, Aracaju vivencia uma gestão comprometida com o respeito a seu povo, com o desenvolvimento urbano, com a sustentabilidade, com os direitos sociais, com a educação, com a saúde e com o respeito ao funcionalismo.
Nestes cinco anos, o prefeito Edvaldo foi um tocador de obras, a Prefeitura de Aracaju esteve presente nos quatro cantos de nossa querida capital: construção e reformas praças e de escolas, urbanização de ruas e avenidas, das quais podemos destacar como obras que mudaram a fisionomia da capital: o Viaduto Jornalista Carvalho Déda, que melhorou sensivelmente a mobilidade em Aracaju; o Bairro 17 de março, que trouxe dignidade a mais de 900 famílias, acabando com condição precária que viviam estas famílias no “Morro do Avião”; a Creche Dr. Fernando Guedes, no bairro América, que trouxe à Aracaju um novo modal para o atendimento de nossas crianças; a ala pediátrica do hospital Fernando Franco, realização que demonstrou que um bom serviço público de saúde é possível; a Orla Pôr do Sol e a nova Orla da Aruana, trazendo uma nova fronteira para o crescimento do turismo em nossa cidade; a Praça da Juventude, 1ª do País, que assegurou à população do Cj. Augusto Franco um novo espaço para a prática esportiva e o lazer.
Não posso também deixar de ressaltar o compromisso do Prefeito Edvaldo com os servidores públicos municipais. Reordenou a carreira dos servidores públicos, que conquistaram histórica melhoria salarial, e trouxe de volta a assistência médica do Ipes, para garantir a saúde de nossos servidores. E neste ano apresentou a proposta de reajuste no índice de 6%, acima da inflação.
No atendimento ao cidadão, Aracaju se tornou referência na Assistência Social, recebendo inclusive prêmios internacionais.
Aracaju continua sendo uma cidade limpa e organizada, orgulho dos que aqui moram. Na cultura, a administração municipal, realizou e incrementou importantes eventos, como o Forró Caju, o Projeto Verão e o resgate de nosso carnaval de Rua, que reforçam nossa identidade e promovem alegria dos aracajuanos.
Nas finanças a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira se destacou por conseguir aumentar a arrecadação diminuindo o número de contribuintes.
Essas e outras ações demonstram a competência do Prefeito Edvaldo Nogueira como político e como gestor. Um político que na juventude, como líder estudantil, enfrentou a arbitrariedade e a truculência da ditadura, que como dirigente partidário sempre foi uma referência aos defensores do Socialismo, que como parlamentar foi voz ativa dos que pregavam os ventos da mudança em Sergipe e que agora como Prefeito, tem transformado suas idéias e compromissos em ações concretas, melhorado a qualidade de vida de nosso povo e desenvolvendo a nossa cidade no rumo do progresso, da modernidade e da sustentabilidade.
Portanto, quero aqui deixar registrado nesta Casa, os Parabéns aos 89 anos do meu Partido, o PC do B, que aqui tenho a honra de representar e ocupar a cadeira do PC do B já ocupada pelo Prefeito Edvaldo e pela ex-Deputada Tânia Soares. Parabéns também a militância do PC do B, que nos movimentos sociais, na participação institucional e na luta de idéias, tem, de forma briosa, reafirmado que pode sim a humanidade construir um novo mundo sem oprimidos.
E por fim, parabenizo os 5 anos da administração do Prefeito Edvaldo Nogueira, líder de nosso partido, que tem orgulhado nacionalmente o PC do B pela brilhante administração, tornando-se referência de governo ético e incansável na busca de soluções aos anseios do povo.
Karla Trindade
Vereadora de Aracaju